Uma residência imponente no interior de Fazenda Vilanova resguarda a típica arquitetura açoriana. A casa grande da Fazenda Juliana contrasta de forma perfeita com a paisagem interiorana. É o cartão-postal do município.
Construída em 1881, tem as paredes externas edificadas com pedras de 70 centímetros. Chama atenção as 18 janelas nas cores azul e vermelha em meio ao branco da residência. As repartições internas foram feitas à moda antiga: de pau-a-pique com ripas de barro e cavacos.
O nome da fazenda faz menção a Juliana Maria de Menezes, mulher de Valeriano de Souza – casal responsável pela construção. Hoje, a casa é ocupada pela quinta geração da família.
Atual proprietário, Antônio Gilson Martins implantou um museu num dos cômodos. Centenas de objetos antigos estão expostos no local. Entre eles, documentos de quase um século, coleção de rádios e brinquedos da roça. Destaque ainda para miniatura de monjolos e outras estruturas populares no passado.
A beleza natural fica para um grande açude localizado ao lado da propriedade. A estrutura aquática foi construída graças ao árduo trabalho de escravos. Servia para mover atafona e moinho, além de gerar energia através da corrente d’água.
Essas estruturas pararam de funcionar faz cerca de 40 anos. Hoje restam apenas ruínas na mata. Projetos encabeçados pelo poder público podem transformar esse destino.
A Fazenda Juliana está localizada a oito quilômetros do centro de Fazenda Vilanova. O ponto turístico faz parte do Passeando na Fazenda, rota com 30 quilômetros pelo interior. Roteiro pode ser feito a pé, de bicicleta ou de carro.