Símbolo de fé e um dos principais pontos turísticos de Capitão, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes da Linha Alegre também foi afetada pelas chuvas intensas que castigaram o Vale do Taquari no fim de abril e início de maio.
Responsável pelo espaço, Rudinei José Knorst cita os prejuízos percebidos no momento. O principal deles é a queda de parte do telhado do pavilhão. A área também está tomada por lama e troncos de árvores levados pela força da água. Também foram levados os bancos que ficavam na capela improvisada em uma cavidade rochosa.
Devido aos desbarrancamentos e destruição de pontes, é impraticável acessar a gruta atualmente.
Com ajuda da administração de Capitão, Knorst já trabalha na reconstrução do espaço e afirma que ele voltará a funcionar. “Acredito que esses lugares serão importantes para as pessoas terem uma distração e poderem fazer algum tipo de turismo quando a situação da região se normalizar”, reforça.
A Gruta de Capitão foi descoberta em 1933 pelo morador Francisco Secchi. Ele doou a área de terras para a igreja e assim o local se tornou morada da mão de Jesus.
Com boa estrutura para passar o dia, o espaço conta ainda com uma bela cascata – afluente que acabou registrando vazão arrasadora nos últimos dias. Imagens do local estão disponíveis no Instagram do 365 vezes no vale.