“Em cem anos, nunca aconteceu nada assim”, afirma Elisângela Decker, proprietária do Camping Decker, localizado no município de Sério. O empreendimento iniciou as atividades em 1996 às margens de uma antiga represa de Sampaio, sendo considerada um dos principais pontos de veraneio do Vale.
Com as chuvas intensas do início de maio, o Arroio Sampaio saiu do leito e invadiu o camping. A água chegou a entrar até na casa da família, fato que nunca havia sido registrado pela família Decker.
Conforme Elisângela, uma parte considerável da estrutura que contava com banheiros e mais de 30 churrasqueiras foi levada pela enxurrada. O arroio também invadiu o restaurante e os 10 freezers instalados no local. A boa notícia é que o salão se manteve de pé. “Tiramos mais de 80 carrinhos com lodo do restaurante”, comenta Elisângela.
A família pretende ajeitar a casa e depois definir o futuro do camping. No início dos anos 2000, o espaço já havia sido atingido por uma enxurrada menor e conseguiu se reerguer.