Bom Retiro do Sul organizou no entardecer dessa sexta-feira uma caminhada pelos casarios no antigo centro histórico, região duramente atingida pela enchente de maio. No caminho, as cerca de 20 pessoas que participaram da ação puderam contemplar a arquitetura antiga e conversar entre si sobre a história dos prédios antigos.
O passeio contemplativo se estendeu até o antigo prédio da prefeitura. O espaço foi restaurado para se tornar o Memorial de Bom Retiro do Sul. A inauguração deve ocorrer em breve.
No local, o grupo criou uma roda de memórias. Os participantes levaram objetos antigos que foram expostos de forma momentânea. Alguns objetos de importância histórica/cultural foram doados no ato pelos seus proprietários.
O evento finalizou com um happy hour no Ferro e Fogo Hambúrguer Grill. A hamburgueria foi pioneira em restaurar um antigo casarão do centro histórico e transformá-lo em ponto gastronômico da cidade. O prédio que mantém as características originais havia sido uma sapataria no passado.
Manter a história viva
Durante o evento, o prefeito Edmilson Busatto destacou que havia um amplo projeto para revitalizar o centro histórico. Com a enchente de maio, as ações foram paralisadas. Entretanto Busatto reforça a importância de preservar a história e utilizar a área com enfoque no turismo.
Responsável pela setorial de Memória e Patrimônio do município, Clarisse Dorensbach destaca que o evento sensibiliza e une pessoas que tem paixão pela região baixa de Bom Retiro do Sul. Na avaliação da ex-secretária Dalva Rocha de Souza, preservar o patrimônio cultural é fundamental para mostrar aos jovens como iniciou o município.
Estudante de Arquitetura, Nicolas de Oliveira está fazendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o centro antigo. Para ele, a origem da cidade está entrelaçada com essa região, por isso a necessidade de buscar alternativas aos casarios.