A Cascata do Tamanduazinho exemplifica o potencial adormecido na natureza. Se trata de um destino com águas claras e uma formosa queda com 15 metros. Porém, devido ao difícil acesso e falta de infraestrutura, não é explorado comercialmente.
Localizada no interior de Progresso, a beleza natural é acessada através de uma trilha pelo arroio Tamanduá. O começo da caminhada fica próximo de uma pequena ponte com localização no Google Maps.
Praticamente todo o trajeto passa pela água, em pontos escorregadios ou escalando pedras gigantes. A dificuldade é enorme e o perigo iminente. Um desafio apenas aos aventureiro. Não aconselho fazê-lo sem experiência em outras trilhas, sem preparo físico adequado ou sozinho.
Eu e um grupo de amigos retornamos para lá em maio. Fomos surpreendidos pela coloração da água. Com a vazão menor do arroio, os poços tinham cor azulada, formando lindas paisagens no verde da mata.
A trilha leva cerca de uma hora e tem mais de um quilômetro. Importante avisar que na metade do trajeto há uma bifurcação. O trilheiro deve seguir a esquerda.
Com cerca de 15 metros, a Cascata do Tamanduazinho chama atenção por ter um tronco caído na sua frente. O poço aos pés da queda de água geralmente é raso, possibilitando um mergulho seguro.
O destino intocado pelo homem deve ser mantido da mesma forma que o encontrado. Se for visitá-lo, não deixe lixo no local.