• Ecoturismo
  • Turismo
  • 16 set 2024

Como está a Cascata do Trovão após a enchente histórica de maio

365 vezes no vale foi desbravar o ponto turístico de Canudos do Vale em setembro

365 Vezes no Vale

A enchente histórica de maio traz dúvidas sobre as condições de acessos e cenários em destinos naturais do Vale do Taquari. Pois o 365 vezes no vale foi visitar uma das quedas de água mais famosas das proximidades: a Cascata do Trovão. O que podemos afirmar é que o ponto turístico continua lindo.

Localizada em Canudos do Vale, no caminho de chão até Boqueirão do Leão, a Cascata do Trovão encanta por estar em meio a paredões. O salto tem cerca de 10 metros e finda num poço de águas cristalinas.

O início da trilha ecológica é sinalizado na beira da estrada. São cerca de 500 metros com descidas íngremes e pontos com necessidade de atravessar o riacho. O trajeto está intacto, sem nenhum tipo de estrago causado pela força da água em maio.

Nos pés da cascata, é possível perceber que a correnteza arrastou pedras e formou uma pequena praia de cascalhos. Parte da vegetação foi arrancada, entretanto o cenário verde ainda resiste e tende a se recuperar com o passar dos meses.

O ponto turístico tem esse nome pois o barulho da água caindo no poço faz barulho de raios. Outra explicação é que o formato da queda se assemelha a de um trovão.

O acesso à cascata é liberado e gratuito ao público. Única exigência é jamais deixar o lixo na natureza.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores