A visita pela Capital Nacional do Chimarrão fica incompleta sem passar pela Igreja São Sebastião Mártir. Na área central, o templo religioso se tornou tesouro arquitetônico e um dos principais pontos de encontro de Venâncio Aires.
A história do destino religioso e turístico remonta o começo do século passado e se torna fundamental para a criação do que hoje é o centro da cidade.
O que torna essa narrativa mais especial é o gesto de generosidade de Brígida Joaquina do Nascimento. Ela doou 10 mil braças quadradas de terras para a construção do templo religioso como cumprimento de promessa após os filhos retornarem da Revolução Farroupilha.
São Sebastião Mártir foi o padroeiro escolhido pois era o santo a quem Brígida recorreu quando os filhos rumaram para a guerra.
Uma pequena capela foi erguida na época. A construção da majestosa igreja, como a conhecemos hoje, começou em 1929 e levou quase três décadas para ser concluída, em 1956.
Com seu estilo neogótico, ganhou status de cartão-postal da cidade. É a segunda maior com essas características da América Latina. Para além da arquitetura, se destaca pela localização de frente à Praça Thomaz Pereira.
Sem muros ou portões que a separem, os dois pontos turísticos fundem-se perfeitamente, criando um espaço de lazer acolhedor para moradores e turistas. Bancos convidativos, uma área arborizada e até mesmo um charmoso chafariz fazem deste local um destino popular para relaxar e apreciar a atmosfera serena.
A Igreja São Sebastião Mártir está aberta diariamente, das 8h às 18h. A visitação é totalmente gratuita.