Lembro ainda hoje da surpresa quando li o título “AirBnb gera uma nova fonte de renda”. Era julho de 2018. A reportagem assinada pelo colega Rodrigo Martini abordava o surgimento das primeiras hospedagens do vale que usavam o site para se comunicar com os turistas. Entre elas, o exemplo do Sítio Paraíso dos Anjos (hoje Morada dos Anjos), de Arroio do Meio.
A pergunta que ficou na época: “quem vai pagar para se hospedar lá?”. Pois passados seis anos, as pessoas que ousaram investir em espaços sofisticados para pernoite se tornaram pioneiras de um segmento que cresce cada vez mais na região.
Para se ter uma ideia, no portal do 365 vezes no vale estão cadastradas cerca de 40 opções de hospedagens turísticas (sem contar hotéis). São cabanas, chalés e casas temáticas para todos os gostos localizadas em áreas interioranas, morros e até no topo de cachoeiras.
De frente para uma cascata
A mais recente delas iniciou as atividades mês passado. A Cabana Mirante Rasga Diabo tem esse nome sinistro por ficar de frente para a famosa cascata de 100 metros, no interior de Vespasiano Corrêa.
O espaço acomoda até quatro pessoas. Em meio à natureza, se torna um convite irrecusável ao descanso com fogo de chão, lareira e vista incrível da queda de água. Aos aventureiros é possível fazer a trilha até os pés da cascata.
Inspiração no universo Harry Potter
Em Arroio do Meio está em edificação uma das primeiras hospedagens inspiradas no universo Harry Potter do Brasil. A Cabana Bela da Montanha terá formato A-Frame com vários elementos alusivos à Escola de Magia Hogwarts.
O empreendimento deve ser finalizado ainda neste ano. Contará com dois quartos, sendo um deles com banheira, e um pergolado externo proporcionando contato com a natureza e vista para o pôr do sol.
Novas construções
Nem mesmo a enchente histórica diminuiu o ímpeto dos empreendedores. O 365 vezes no vale tem conhecimento de duas estruturas planejadas no pós-catástrofe.
Em Venâncio Aires, a Cabana Renascente se estruturará em meio à natureza da Linha Marechal Floriano. A expectativa dos proprietários é inaugurá-la até março de 2025.
Já em Teutônia, a Cabana dos Amores terá estilo A-frame, deck, piscina ao ar livre e lago. As primeiras imagens do projeto executado pela arquiteta Juliana Ferrari foram divulgados em julho, gerando expectativas positivas sobre a obra.