Uma obra da engenharia hidráulica se transformou no cartão-postal, ponto turístico mais difundido e sede dos principais eventos de Bom Retiro do Sul. A famosa Barragem Eclusa é muito mais que uma estrutura gigantesca. Evidencia a beleza do manancial no município conhecido como Pesqueiro do Vale.
Construída para represar a água e aumentar o nível do rio Taquari, a Barragem Eclusa foi inaugurada em outubro de 1976. Com ela passou a ser possível navegar pelas águas do Vale.
Além de cumprir essa missão por mais de 40 anos, o local passou a ser muito visitado pelos curiosos que queriam ver de perto a represa com seus 120 metros de comprimento e 17 metros de altura.
De tão grande, pode ser vista de vários pontos da cidade. O sol se pondo ao fundo rende cenário digno de filmes. Está entre os entardeceres mais lindos do Vale do Taquari.
Atualmente, nas proximidades da barragem, o visitante encontra o lindo gramado para curtir a brisa que vem das águas.
Quem tiver sorte, pode até acompanhar a chegada das embarcações e o processo de nivelação das comportas para que o barco siga viagem.
Em função da enchente a barragem estava fechada para visitação. Importante entrar em contato e confirmar a possibilidade da visita. O acesso é gratuito.
Além da visitação, a barragem é lembrada por sediar o Natal nas Águas com seus shows nacionais que atraem multidões. Também é palco de eventos religiosos como a missa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, em fevereiro.
Por isso e muito mais, a barragem eclusa é um patrimônio de Bom Retiro do Sul.