
O Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, voltou a ganhar destaque estadual nesta semana. O presidente da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), empresário Robison Gonzatti, foi um dos 11 homenageados da 26ª edição do Troféu Guri, promovido pelo Grupo RBS, durante a Expointer 2025, em Esteio. A cerimônia ocorreu na Casa RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, na noite desta terça-feira (2), e reuniu convidados, com transmissão ao vivo pelo YouTube de GZH.
O reconhecimento celebra personalidades que se destacam em suas áreas e contribuem para projetar o Rio Grande do Sul além de suas fronteiras. No caso de Gonzatti, o prêmio simboliza o impacto do monumento Cristo Protetor, que se tornou referência turística e espiritual no Estado e no país.
Ao receber a homenagem, o presidente da AACE ressaltou o caráter coletivo do projeto. “Este troféu simboliza a culminação de um projeto, resultado do trabalho de uma equipe que, mesmo diante da perda de seu principal líder, demonstrou união e dedicação. Essa união insuflou vida a um projeto que, embora concretizado em material físico, transcende a dimensão espiritual e os sentimentos daqueles que o contemplam. Representa, portanto, a recompensa por todo o esforço conjunto, a união e a dedicação de toda a equipe e, por extensão, de toda uma comunidade e região, que viabilizaram a concretização do Cristo Protetor”, afirmou.
O Troféu Guri chega à 26ª edição consolidado como uma das distinções mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Ao lado de líderes empresariais, culturais e políticos reconhecidos este ano, a presença de Gonzatti reforça o alcance do Cristo Protetor como símbolo de fé, turismo e desenvolvimento regional.
O projeto, idealizado pelo empresário e ex-prefeito, Adroaldo Conzatti, falecido em março de 2021, e levado adiante pela associação presidida por Robison Gonzatti, tornou-se exemplo de mobilização comunitária.