
Em reunião realizada na noite de sexta-feira, foi oficialmente criada a Associação de Caiaqueiros e Trilheiros Manos da Pesca. O primeiro presidente da entidade será João Paulo Reis Aires, o famoso “Mano”.
Desde 2020, o grupo já realiza remadas, pescarias, acampamentos e atividades de conscientização ambiental. Se formou a partir de cinco integrantes apaixonados pelo contato com a natureza e hoje já integra informalmente mais de 190 pessoas em grupo do WhatsApp.
O Manos da Pesca tem eventos consolidados como o “Reme essa ideia” (edições de passeio pelos rios Taquari e Forqueta com plantio de mudas na orla) e o Desafio do Gaúcho (caminhada até a antiga pedreira do Morro Gaúcho pela Trilha do Veio).
A ideia de criar a associação surgiu como forma de ampliar a atuação da entidade sem fins lucrativos. Com o CNPJ formalizado, será possível viabilizar parcerias com órgãos públicos e empresas, além de receber doações de forma transparente e ter acesso a editais de incentivo.
Conforme Aires, um dos primeiros objetivos é adquirir um barco de apoio, fundamental para a segurança em eventos, ajuda nas atividades de plantio às margens do rio e também para ser utilizado em situações de catástrofe.
A entidade também terá um quadro de associados com pagamento anual. Para as pessoas que quiserem se associar, o grupo oferecerá descontos em lojas de pesca e acampamento. Hoje já tem parcerias com comércios de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Lajeado, entre outras cidades do estado.
Interessados podem acompanhar as novidades do grupo no @manos_dapesca.
Primeira diretoria
Presidente João Paulo Reis Aires
Vice: Nei Roberto Bohnenberger
Tesoureiro: Guilherme Bergmann
Secretaria: Sabrina Martinele
Conselho fiscal: Fernando Lazzaretti, Rafael Horst, Leonardo Eisenhardt
Suplente: Fabio Alex Kuhn