
Muçum dá início nesta sexta-feira (12) a 34ª edição da Semana Farroupilha, considerada a maior e melhor festa tradicionalista da região dos vales. O evento segue até o dia 21 de setembro com programação cultural e artística, reunindo grandes nomes da tradição gaúcha.
A abertura oficial acontece hoje, às 19h, com a cerimônia de abertura; às 20h, o espetáculo “A Chama da Liberdade”, será apresentado por 40 artistas amadores das cidades de Muçum, Roca Sales e Encantado, relembrando momentos marcantes da história gaúcha. Logo depois, a noite segue com o show de Paulinho Mocelin, um dos grandes nomes da música tradicionalista da atualidade, e encerra com um fandango animado pelo grupo Cheiro de Galpão.
Um dos destaques desta edição é a retomada do Acampamento Farroupilha, que não era realizado desde 2022 em razão dos eventos climáticos extremos, e volta a ocupar espaço na Praça Cristóvão Colombo com toda sua grandiosidade. Entre acampados e comerciantes, são cerca de 110 barracas, sendo um dos maiores acampamentos do Rio Grande do Sul.
O vice-prefeito e presidente da 34ª edição da Semana Farroupilha, Amarildo Baldasso, reforçou o convite à comunidade regional: “Queremos que todos venham prestigiar este evento, que já é referência em todo o estado. A Semana Farroupilha de Muçum é motivo de orgulho, pois valoriza nossa história, nossa comunidade e fortalece o nosso município”, afirmou o vice-prefeito.
O prefeito Mateus Trojan, destacou o preparo da cidade para receber os visitantes: “Muçum está linda e pronta para acolher todos aqueles que vierem viver conosco estes dias especiais. Tudo foi pensado e organizado com muito carinho, para proporcionar momentos que valorizam a nossa identidade gaúcha”, ressaltou o prefeito.
A 34ª Semana Farroupilha de Muçum terá também espaços voltados para a gastronomia e para a comercialização de produtos locais. A programação segue diariamente até o dia 21 de setembro, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.