• Turismo
  • 17 set 2025

Museu Municipal de Muçum reabre com acervo restaurado após enchentes

Mais de 150 peças históricas foram recuperadas pelo Museu de História Júlio de Castilhos, de Porto Alegre.

365 Vezes no Vale

Na próxima sexta-feira (19), às 18h30min, Muçum reabrirá o Museu Municipal, localizado na Casa de Cultura Padre Lucchino Viero. O espaço estava fechado desde a enchente de setembro de 2023, que inundou completamente o local e causou severos danos ao acervo histórico.

Mais de 150 peças foram limpas e restauradas pelo Museu de História Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, em uma ação em conjunto entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria do Estado da Cultura (SEDAC). O projeto contou ainda com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Fundação Scheffel e de profissionais especializados.

Entre os itens recuperados, destacam-se quatro máquinas de costura de couro, que foram encaminhadas à Fundação Ernesto Frederico Scheffel, em Novo Hamburgo, onde receberam tratamento especializado da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores de Couro, Calçados e Afins. Também passaram por processos de restauro um relógio de parede histórico, que voltou a funcionar, uma escultura de Nossa Senhora, que recuperou sua plasticidade artística, e os livros do Padre Lucchino Viero, que receberam nova encadernação.

O prefeito Mateus Trojan destacou a importância da recuperação do acervo: “Quero expressar a minha gratidão a todos os profissionais e instituições envolvidos neste trabalho. As peças recuperadas simbolizam a força e a identidade de uma comunidade que mesmo após momentos tão difíceis, não deixou de acreditar na preservação de sua memória. O Museu Municipal é um símbolo de quem somos, e sua reabertura é um presente para Muçum e para as futuras gerações”, afirmou o prefeito.

A partir da próxima sexta-feira (19), a comunidade poderá novamente visitar o Museu Municipal e reencontrar parte fundamental da memória cultural de Muçum e do Vale do Taquari.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores