A partir das primeiras horas de 1º de novembro, o Cristo Protetor de Encantado foi iluminado com luz azul em alusão ao mês da campanha Novembro Azul, que mobiliza a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A campanha Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, sob o nome “Movember”, e se difundiu globalmente como marco de conscientização masculina. No Brasil, a iniciativa visa sensibilizar os homens e a sociedade para os cuidados com a saúde prostática.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o triênio 2023-2025 o Brasil registrará em média 71.730 novos casos por ano de câncer de próstata, o que posiciona essa neoplasia como a de maior incidência entre os homens no país. Em 2024 especificamente, são estimados cerca de 71.000 novos casos desta doença. Ainda, em 2023 o número de óbitos foi estimado em aproximadamente 17.000 mortes, uma média de 47 por dia.
“A iluminação azul do Cristo Protetor marca o engajamento da cidade de Encantado com a causa da saúde masculina. O gesto pretende despertar atenção para a importância da prevenção, do acompanhamento médico e da detecção precoce, fatores fundamentais para reduzir a mortalidade e melhorar o prognóstico do câncer de próstata”, afirmou a gestora do Complexo Cristo Protetor, Vanessa Goldoni.
A estátua ficará iluminada a noite, durante todo o mês de novembro.