• Turismo
  • 12 jan 2026

Espetáculo imersivo que narra a história do Cristo Protetor estreia em março

A experiência imersiva que conta a história de um dos maiores monumentos do mundo e um dos principais símbolos de fé do Brasil, estreia oficialmente no dia 21 de março

365 Vezes no Vale

Já estão disponíveis os ingressos para o espetáculo “Cristo Protetor 360° – O nascimento de um ícone”. A experiência imersiva que conta a história de um dos maiores monumentos do mundo e um dos principais símbolos de fé do Brasil, estreia oficialmente no dia 21 de março, no Multiverso, junto ao Complexo Boulevard Encantado.

As sessões acontecerão aos sábados, domingos e feriados, sempre às 11h30 e às 14h30, com possibilidade de exibições extras conforme a demanda. Os ingressos estão disponíveis na plataforma lumepass.com.br, através do link, com valor de R$ 40,00 na modalidade inteira e opções de desconto meia-entrada e solidário. A organização orienta que o público adquira as entradas com antecedência, já que as vagas são limitadas por sessão.

O trabalho reúne recursos tecnológicos de última geração a um cuidadoso resgate histórico para apresentar a trajetória da cidade de Encantado até a construção do Cristo Protetor. “Cada cena foi pensada para despertar sentimentos de pertencimento, memória e identidade, transformando a exibição em um momento de contemplação e emoção para quem a acompanha”, destaca Gustavo Ghisleni, responsável pelo projeto.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana, o espetáculo é uma soma de fatores positivos. “Estamos diante de uma iniciativa que valoriza profundamente a nossa cultura, preserva a memória coletiva do Vale do Taquari e, ao mesmo tempo, acrescenta ao potencial turístico da região”, afirma.

O nascimento de um ícone

Concebido em julho de 2025, o projeto passou por intensas etapas de pesquisa, modelagem, edição e testes técnicos. Entre os principais desafios estiveram a integração de cenas digitais, a calibração precisa de múltiplos projetores e a adaptação de imagens históricas ao formato 360° sem perda de qualidade. Além de Ghisleni, o trabalho conta com a participação de Henrique Lahude e do designer digital Antônio Herold, que já trabalham em futuras atualizações e em novas versões temáticas da experiência.

A história começa nas raízes indígenas do Vale do Taquari, passa pela chegada dos imigrantes e acompanha o desenvolvimento de Encantado ao longo de mais de 100 anos de história. Para conseguir registrar cada etapa, acervos regionais foram digitalizados, reorganizados e convertidos em ambientes tridimensionais. Fotografias, vídeos e registros preservados pelos fotógrafos Hugo Peretti e Mário Fontana, e por outros pesquisadores, ganharam movimento e profundidade graças ao uso de modelagem digital e computação gráfica. Entre as cenas recriadas estão a chegada das primeiras famílias colonizadoras; o desenvolvimento urbano e cultural do município; as etapas de construção do Cristo Protetor e momentos que evidenciam a relação da comunidade com o monumento.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores