O perau que nomeia o destino
O nome do ponto turístico faz alusão a um paredão com mais de 200 metros. Imponente, ele é visto de vários pontos da localidade de Pinhal Queimado e nas trilhas do Perau de Janeiro. São paisagens singulares que rendem boas fotografias. Em um ponto específico, é possível chegar junto ao rio Forqueta e de frente a gigantesca formação rochosa. O nome vem de um fenômeno que ocorre no perau apenas no primeiro mês do ano, quando o sol bate em toda a extensão do paredão e o deixa ainda mais iluminado e bonito.
Cascata que virou cartão-postal
Uma queda de água com aproximadamente quinze metros é o atrativo mais popular nas imagens repostadas pelos visitantes do Perau de Janeiro. Ela tem formato de catarata com longa corredeira, locais rasos no topo, mas um poço profundo na parte baixa. A trilha até lá tem cerca de três quilômetros ida e volta. É um atrativo à parte, devido ao charme da floresta. Em vários pontos, parece que estamos em cenário de filme, o que recompensa o esforço físico. A caminhada é leve em quase toda sua extensão. O mais desafiador é um trecho em que é necessário atravessar o rio.
O sapinho-admirável-de-barriga-vermelha
O Perau de Janeiro é lar de um animal curioso e que está criticamente ameaçado de extinção. O sapinho-admirável-de-barriga-vermelha mede apenas três centímetros e chama atenção pela sua coloração verde e vermelha. Há um movimento para tornar o sapinho patrimônio genético do Rio Grande do Sul. Outro fato marcante é que o animal impediu a instalação de uma pequena hidroelétrica, o que acabou possibilitando o uso do local para o turismo.
Ponto turístico assombrado
Outra curiosidade do Perau de Janeiro são as histórias assombradas. Contam que sussurros e outros barulhos estranhos podem ser ouvidos à noite. Há quem até afirme ter visto uma mulher vestida de branco, cachorros arrastando correntes e até túmulos submergindo das águas. O ponto onde esses fenômenos acontecem se chama Poço das Correntes.
Boa estrutura de camping
O destino tem ótima estrutura para quem quer passar o dia ou até pernoitar no local. Há mais de 20 churrasqueiras e mesas na natureza. Chama atenção a jardinagem com bancos na sombra, paletes no gramado e balanço. Além da permissão de acampar no local por R$ 45,00 a pessoa, o Perau de Janeiro possui três cabanas para locação com capacidade para grupo de até quatro ou seis pessoas. A estrutura se completa com banheiros, quiosque e o bar com venda de lanches, picoles e bebidas. A entrada para passar o dia custa R$ 25,00. Mais informações no @peraudejaneiro.




