
Nos confins da Linha Cachoeira Baixa, interior de Venâncio Aires, uma queda de água com cerca de 30 metros de altura chama atenção dos amantes do ecoturismo. A Cascata Véu de Noiva ganhou esse nome pela água branca que corre nas pedras e se assemelham a peça do vestido usado em casamentos.
O destino se tornou popular em 2021 quando o governo municipal anunciou a apropriação da área de 14,5 hectares com intuito de transformá-la num grande parque ambiental. Devido às cheias e outras intempéries climáticas, o projeto não avançou.
Mesmo assim, a cascata é ponto interessante a ser visitado. O caminho até lá, feito na maior parte por estrada de chão, já apresenta inúmeros cenários naturais e casarões antigos de beleza nostálgica. Há placas no caminho guiando até a cascata que também possui localização no GoogleMaps.
O visitante pode acessar o topo da queda de água em uma caminhada rápida na mata. O caminho até os pés da cachoeira exige maior cuidado. Passa por taquarais, num trecho bem íngreme e por baixo de uma pequena formação rochosa.
O esforço vale a pena, pois o poço formado pela cascata tem águas cristalinas. O banho é permitido com muito cuidado e responsabilidade. Cenário que rende belas fotografias. Não há custo para aproveitar o destino, apenas a obrigação de jamais deixar o lixo no local.