BOM RETIRO DO SUL
Com show do Cristiano Quevedo no Piquete Cabanha da Fé, Bom Retiro do Sul abre, hoje, a agenda de Natal de 7 dias. Neste sábado, 6, no Pub da Salva, show com Tego Arce e o Pagode anos 90 é a segunda apresentação musical da programação.
No próximo fim de semana, do dia 12 ao dia 14, no Parque Pôr do Sol, o município prepara uma ampla programação. Na sexta-feira, o foco é cultural. Com formação das oficinas da Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura; e apresentação do Coral Sementes do Amanhã, Orquestras da cidade e show com a Banda Boomeryoung.
O sábado, 13, é dedicado ao gospel, com cinema e show com Guilherme Rahts. O domingo, 14, traz brinquedos infláveis, show com Os Peraltas, Chegada do Papai Noel e show com Fernando Simonetti.
Bruno e Marrone na Barragem Eclusa
Conhecida pelos clássicos como “Dormir na Praça” e “Choram as Rosas”, a dupla Bruno e Marrone chega ao palco do Natal nas Águas no sábado, 20 de dezembro. Os sertanejos têm na trajetória prêmios como um Grammy Latino de Melhor Álbum Sertanejo, em 2022 e têm mais de 10 milhões de discos vendidos em todo o Brasil.
O show da banda está previsto para as 21h30. Os portões abrem às 17h, e o sábado conta ainda com show do Dj Zulu, Trio Som Brasil, e o tradicional show de fogos.
Conforme o prefeito Celso Pazuch, a expectativa de público para o sábado é de mais de 20 mil pessoas na Barragem Eclusa. “Garantir um show nacional neste natal é garantir à comunidade uma atração cultural que muitas vezes parece distante. Bruno e Marrone vem para trazer alegria à nossa cidade e região. Esperamos pessoas de todo Vale do Taquari e do Estado. Bom Retiro está pronto para acolher a todos neste grande espetáculo natalino”, frisa.
O domingo, 21, traz à Barragem Eclusa apresentações culturais locais, como o Estúdio de Dança Lene Petry, CTG Querência da Amizade, Coral Sementes do Amanhã , Orquestra Jovem, Escola de Samba Inhandava, e shows com Som Vinil, Pagode do Rica e Yasmin Diniz.
Comércio local e sustentabilidade
O prefeito reforça, também, que outro ponto importante na programação deste ano foi a Praça de Alimentação ser priorizada ao comércio local. Por meio de uma parceria com a Associação Cultural, o município buscou valorizar os empreendimentos da cidade. “Temos que fazer desses momentos como o Natal nas Águas, que traz um público maior do que a própria população da cidade, para fomentarmos o nosso comércio. Isso é utilizar o turismo e a cultura como alavanca econômica”, coloca.
A sustentabilidade também foi pauta do Natal em Bom Retiro. Um grupo coordenado pela damas Fabiana Ferreira Frohlich e Sandra Meyer, junto à coordenadora da Mulher Simone Bekcer e a turismóloga Ângela de Castro, montou um ateliê de produção para a decoração natalina no Parque Pôr do Sol.
O objetivo era fazer a reutilização de materiais recicláveis e preparar por meio do artesanato toda decoração da cidade. “Utilziamos paletes de madeira, materiais de desuso doados por empresas, garrafas pets, e tudo que foi tipo de material. Com isso, nós economizamos recurso e implantamos uma nova cultura. O nosso parque está lindo e pronto para receber visitantes de toda a região”, coloca a primeira-dama Fabiana.
Mais informações sobre a programação de Natal podem ser conferidas no @natalnasaguas nas redes sociais.

Crédito: Ascom/Bom Retiro do Sul