• Turismo
  • 28 out 2025

Campistas retornam ao Parque da Lagoa, em Estrela

Grupo que percorre o Rio Grande do Sul conheceu o Ponto de Apoio dos Campistas de Estrela, que segue localizado no Mapa de Campings oficial do Brasil

365 Vezes no Vale

O casal Nilson e Susette Gonçalves tem endereço de correspondência no município de Monte Sião, no Sul de Minas Gerais. No entanto, a casa sobre rodas deles, neste momento se encontra no Parque da Lagoa, em Estrela. Guiados pelo Mapa de Campings Oficial do Brasil – uma espécie de bússola do campismo – apontou para eles a direção de Estela, que segue marcada como ponto de apoio aos amantes do campismo. Acompanham a aventura mais dois casais, João Benedito e Giselda Cavanha, vindos do Mato Grosso do Sul, Januário e Maria Alvin, também de Ribeirão Preto e a corajosa Magali de Souza, que veio sozinha desbravar o Sul, na companhia de amigos.
“Estávamos em Candelária e descobrimos que Estrela é um dos pontos de apoio ao campismo. Chegamos aqui e ficamos encantados com a recepção e a hospitalidade, tanto da comunidade, quanto dos secretários do município”, explica o aposentado Nilson Gonçalves. Foi dele a “descoberta” do destino Estrela, no roteiro do Campismo nacional.
Gonçalves conta que, por meio de uma notícia na internet, conheceu o projeto, criado pela prefeita de Estrela Carine Schwingel, na época, secretária de Cultura, quando o Ponto de Apoio ao Campismo foi criado no município, em 2021. “Chegamos aqui e ficamos sabendo do problema das enchentes, e mesmo assim, fomos muito bem acolhidos. Torço para que vocês consigam reconstruir esta cidade que é muito bonita e acolhedora”, ressalta.
O grupo formado pelos campistas deve partir de Estrela nesta quarta-feira, 29. Na programação deles, uma parada em Novo Hamburgo, mais uma escala em Gramado e aí sim, o destino final de cada um. “No campismo não existe pegar um caminho errado, existe uma nova descoberta”, reforça Magali de Souza, vinda de São Paulo, sozinha em seu motorhome. Segundo ela, a vida sem amarras e aventuras de quem tem uma casa sobre rodas tem disso. “Semana que vem é meu aniversário, eu volto de avião para São Paulo, depois, retorno para buscar o meu veículo”, compartilha.
Percebendo a movimentação da área, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana providenciou a ligação de energia elétrica para os campistas, junto ao Parque Municipal da Lagoa. “Já está muito bom, certamente vamos espalhar nos grupos em que participamos, que Estrela é uma cidade hospitaleira, receptiva e aberta ao campismo”, reforça Nilson Gonçalves.

Revitalização do Ponto de Apoio

Inaugurado em 17 de setembro de 2021, pela então secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel, o Ponto de Apoio ao Campismo, ou Veículos Recreativos, é um dos espaços mapeados para a recepção de trailers e veículos com estas características no Rio Grande do Sul. Após as enchentes de setembro de 2023 e maio de 2024, o espaço acabou sendo prejudicado, perdendo parte da estrutura dedicada aos campistas.
Incluída no projeto de Revitalização Natural da Área Ciliar do Parque da Lagoa, desenvolvido em parceria com o Ministério Público, por meio do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari, a área deverá receber novamente a estrutura necessária, com iluminação, energia e oferta de água para abastecimento dos veículos de lazer que utilizem o ponto de apoio.

fotos: Rodrigo Nascimento/Município de Estrela

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores