• Turismo
  • 04 set 2025

Capital Nacional do Chimarrão amplia roteiro turístico com Von Hügel Uvas de Mesa

Assuntos estiveram em pauta em reunião da Aturrchim, entidade que congrega os empreendedores turísticos locais

365 Vezes no Vale

Venâncio Aires reafirma seu título de Capital Nacional do Chimarrão ao anunciar a quarta edição da Rota do Chimarrão Dominical, marcada para o dia 5 de outubro, e ao celebrar a chegada de um novo associado à Aturrchim: o empreendimento Von Hügel Uvas de Mesa, de Linha Olavo Bilac. Os dois anúncios foram pauta da última reunião da Associação de Turismo Rota do Chimarrão (Aturrchim), realizada no auditório do Sesc, e conduzida pela presidente da entidade, Rejane Rüdiger Pastore, que também é secretária-executiva da Escola do Chimarrão.

“A cada nova edição da rota dominical e a cada novo associado, o turismo de Venâncio Aires reafirma sua vocação: somar tradição e inovação, aproximar campo e cidade, e transformar o chimarrão e a vida rural em patrimônio cultural e experiência turística”, destaca Rejane. Por isso mesmo, o passeio dominical promete uma imersão cultural e rural, passando por cinco empreendimentos turísticos que unem história, gastronomia e natureza: a Escola do Chimarrão, o Museu de Venâncio Aires, a Chácara do Mel, a Chácara Coutinho e o Jardim Secreto das Suculentas.

A presidente da Aturrchim observa ainda que “mais do que um roteiro, a rota dominical é uma experiência de pertencimento: do preparo do chimarrão a partir de 36 diferentes formas, às histórias guardadas no prédio histórico do Museu; da observação de abelhas sem ferrão ao sabor do almoço colonial; do colorido de 650 espécies de suculentas às memórias preservadas nas ruínas de uma antiga barragem”.

O investimento é de R$ 195 por pessoa, incluindo transporte, almoço, guia de turismo, taxas de visitação e serviço de bordo. As reservas podem ser feitas pelo telefone (51) 98182-4466, na Agência Venatur.

Von Hügel: o novo integrante da rota

A reunião da Aturrchim também oficializou a chegada de um novo associado: a Von Hügel Uvas de Mesa, empreendimento de Leopoldo e Zândrea Schwingel, em Linha Olavo Bilac. O casal cultiva seis variedades de uvas em um parreiral de meio hectare, com abertura ao público prevista para janeiro de 2026.

Com 1,3 mil videiras plantadas — em destaque a rainha Itália, mas também núbia, benetaka, vitória, rubi e a curiosa “bananinha” —, o espaço oferecerá ao visitante a experiência de colher e degustar as uvas diretamente do pé, em um cenário que une o sabor da fruta à vista privilegiada para o Monte Belo e a cidade de Venâncio Aires.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores