
Mais de 50 mil pessoas devem passar por Colinas até o dia 20 de abril durante a realização da Páscoa Encantada. A abertura da programação ocorreu no sábado em evento que reuniu autoridades e contou com apresentação da orquestra municipal, na Praça dos Pássaros.
Essa será a primeira vez que a Páscoa de Colinas terá tema: o renascimento e reconstrução. Durante o evento de abertura já foram realizadas homenagens as cidades atingidas pela enchente histórica de maio e ao empresário Roberto Lucchese, um dos líderes da reconstrução da Ponte de Ferro entre Arroio do Meio e Lajeado.
Com centenas de coelhos espalhados em espaços públicos e ruas, a decoração temática na cidade também faz alusão ao recomeço da cidade. Tem coelhos vestidos de voluntários e bombeiros numa homenagem às pessoas que auxiliaram o Vale pós-catástrofe climática.
A decoração está concentrada na Praça dos Pássaros e Praça da Entrada da cidade, onde também fica uma exposição de bonecos alusivos ao caminho de Jesus durante a crucificação e renascimento. O evento tem apoio do Sicredi e da Florestal Alimentos.
Aumento considerado no público
Em sua fala, o prefeito Marcelo Schroer destacou que a Páscoa de Colinas é uma das maiores programações em termos proporcionais. Isso pelo fato da cidade de 2,4 mil habitantes receber um fluxo de pessoas 25 vezes maior que a sua população.
Conforme o prefeito, objetivo da Páscoa de Colinas é demonstrar a resiliência e força do povo gaúcho. Da mesma forma que Jesus Cristo padeceu na cruz e ressuscitou, Schroer destaca que Colinas renasce após a catástrofe climática. “Somos um povo acolhedor. Todos são bem-vindos a Colinas”, reforça.
Destaques da programação
- Caça ao Ninho – Uma das atrações mais esperadas pelas crianças ocorre todos os fins de semana, a partir deste domingo, 30, das 13h30 às 18h, na Praça dos Pássaros.
- Desfiles Temáticos – Com o tema “Renascimento e Reconstrução! Uma homenagem a nós e às nossas cidades irmãs”, os desfiles acontecerão nos dias 13 e 19 de abril, às 16h, trazendo alegorias que representam aspectos religiosos e culturais do município.
- Passeios de Trenzinho – Realizados aos sábados e domingos, das 13h30 às 18h, com saída da Praça dos Pássaros.
- Contação de Histórias – Momentos lúdicos para o público infantil, com sessões nos dias 5, 6, 13, 18 e 19 de abril.
- Feira de Artesanatos e Chocolates – Espaço dedicado à produção local, com opções de doces e produtos artesanais típicos da região.
- Oficinas e apresentações culturais – O evento contará com oficinas de pintura de ovos, culinária e espetáculos artísticos, além de encontros especiais:
– 5 de abril (9h30): Encontro de Grupos Folclóricos
– 12 de abril (13h30): Encontro de Orquestras
– 12 de abril (16h): Intervenção cultural com o Coral Municipal