A Ferrovia do Trigo foi duramente atingida pela fúria da natureza na catástrofe de maio. Um dos pontos mais prejudicados foi o entorno da conhecida Cascata Subterrânea Garganta do Diabo, em Vespasiano Corrêa.
Esse destino não é natural. Foi “construída” durante as obras da malha férrea com o intuito de desviar a água do arroio para baixo do trilho de trem. Neste local, o riacho caia por um buraco – semelhante ao que acontece com o ralo da pia.
Com a vazão surreal de chuva em maio, as pedras obstruíram totalmente o canal subterrâneo. A água acabou invadindo e destruindo boa parte dos trilhos nas proximidades. Um dos túneis está tomado por mais de um metro de água.
A Cascata Garganta do Diabo hoje não existe mais. Como projeto de turismo regional, o 365 vezes no vale defende a reforma de toda a Ferrovia do Trigo.
Um vídeo completo sobre a situação da malha ferroviária entre Guaporé e Vespasiano Corrêa está disponível no YouTube do 365 vezes no vale.