A Canhada Funda literalmente fica num vale profundo no interior de Pouso Novo. De poucos moradores, é cortada por um riacho que esconde poços cristalinos para banho e belas quedas de água. O destino mais reconhecido, com placa de indicação e tudo, é a Cascata do Moinho.
Uma trilha curta separa o aventureiro desse salto de água com cerca de 10 metros. No caminho estão rodas e ruínas de pedra que no passado serviam para a moagem. A existência do antigo engenho motiva o nome da cascata.
Uma pedra de frente para a corredeira rende boas fotografias. O ponto turístico também possui poço para banho com profundidade alta. Jamais entre sem saber nadar e tenha muito cuidado.
Quem é mais aventureiro pode desbravar ainda mais o riacho da Canhada Funda e se deparar com outras cascatas como a “Dos Borba”. O nome vem da família proprietária da área de terras.
Chegamos no topo da queda de água após uma caminhada de 500 metros no riacho. Alcançar a base exige um esforço maior, numa trilha insana costeando a lateral dos paredões ou pedindo autorização aos Borba para acessar por dentro da propriedade.
No livro “Cascatas do Vale do Taquari”, o fotógrafo Cláudio Zagonel Neto mapeou seis cascatas na Canhada Funda. Uma prova que esse é um reduto de tesouros naturais ainda a ser descoberto pelos amantes do ecoturismo.