• Turismo
  • 30 jul 2025

Encantado presta homenagem a famílias italianas que ajudaram a construir a cidade

Cerimônia no encerramento da Settimana Italiana vai celebrar os sobrenomes que marcaram a imigração no município

365 Vezes no Vale

No próximo dia 3 de agosto, Encantado viverá um momento de reencontro com sua própria história. Como parte da programação da Settimana Italiana que celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, será realizada uma homenagem especial às famílias de imigrantes que chegaram ao município antes do final do século XIX.

Ao todo, 46 famílias pioneiras terão seus sobrenomes lembrados em uma solenidade que acontecerá no encerramento da semana cultural, na Igreja Matriz São Pedro, a partir das 17h30min. Nomes como Barzotto, Bonfanti, Dal Monte, Sartori, Rossetto e Buffon serão celebrados como pilares da construção social, econômica e cultural de Encantado. Também serão reconhecidas quatro famílias que chegaram entre 1949 e 1954.

Segundo Coordenador Municipal de Cultura, Ricardo Werner, a ideia da homenagem nasceu do desejo de agradecer publicamente às famílias que enfrentaram desafios imensos ao deixar a Itália em busca de uma nova vida no sul do Brasil.

“Esses sobrenomes carregam histórias de trabalho, fé e resiliência. É impossível falar de Encantado sem falar da contribuição dos imigrantes italianos”, destaca.

Imigração italiana: raízes profundas

As famílias homenageadas foram identificadas com base em registros históricos locais, como os livros “Encantado, sua história, sua gente” e “100 anos de história – Paróquia São Pedro”, ambos de autoria de Genuíno Ferri.

Conforme as obras, essas famílias foram responsáveis por cultivar a terra, erguer comunidades, construir igrejas, escolas e manter tradições que até hoje fazem parte da cultura encantadense: da gastronomia às festas populares, do idioma às expressões artísticas.

Sobrenomes

Famílias até o fim do século XIX: Barzotto, Bergamaschi, Berté, Bertozzi, Bigliardi, Bonfanti, Borghetti, Bratti, Buffon, Castoldi, Dal Monte, Dal Pasquale, Dalla Costa, Dalla Vécchia, De Bortoli, De Conto, De Marco, De Nez, Ferri, Fontana, Frigeri, Fumagalli, Gianesini, Giordani, Loppi, Lorenzi, Lucca, Luzzi, Maiolli, Marini, Mottin, Nardini, Pasini, Peretti, Pierotto, Pretto, Radaelli, Rossetto, Sana, Sangalli, Sartori, Scartezzini, Secchi, Toldo, Zuchetti.

Famílias entre 1949 e 1954: Tórmena, Murer, Roco, Seppi.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores