Entre 2 de maio e 9 de junho de 2024, a Ponte de Ferro, importante patrimônio histórico do Vale do Taquari, passou por reformas após ser danificada pela fúria do Rio Forqueta. A finalização da obra, prevista para domingo, 9, poderá permitir a retomada do tráfego de veículos.
A reforma, com investimento estimado em R$ 2 milhões, foi conduzida pela Lyall Construtora e Incorporadora, com apoio de empresas parceiras e da comunidade. Durante 15 dias, os trabalhos foram intensos, incluindo a soldagem das peças na sede da Altari, em Estrela, com pintura feita pela Tintas Nobre.
A reconstrução visa restabelecer a ligação entre Lajeado e Arroio do Meio, interrompida desde a enchente de maio. O novo vão da ponte foi instalado na tarde de sexta-feira, 7, em uma operação que contou com apoio da Guinchos Sansão e reposicionamento da estrutura pelo governo de Lajeado.
A conclusão da travessia está sujeita à colocação de 42 toneladas de madeira, testes de carga e autorização das autoridades. Os trabalhos, iniciados duas semanas atrás, foram realizados em parceria com empresas como Altari, Tintas Nobre, Guinchos Sansão, Sulmeta, e com o governo de Lajeado.
Patrimônio histórico do Vale, a Ponte de Ferro foi inaugurada em 1939 e até a década de 70 foi a única ligação por terra entre a região alta e baixa. Além da importância logística, ganhou status turístico com os belos vãos metálicos trazidos da Alemanha.