
Na semana passada, teve início a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Assunção pelas capelas e igrejas de Taquari e Tabaí. A primeira celebração ocorreu na Capela do Hospital São José, um local de fé e devoção reconhecido pelas manifestações atribuídas à santa.
O frei João Sulzbach, que por muitos anos esteve à frente do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no Rincão São José, foi o responsável por conduzir a missa que marcou o início do trajeto. O local, além do templo religioso, conta com um jardim bem cuidado, onde os fiéis encontram espaço para orações e descanso.
A devoção à santa remonta ao dia 24 de março de 1988, quando o menino Volnei Quadros da Silva, então com 11 anos, relatou ter tido a primeira visão de Nossa Senhora junto a uma árvore conhecida como “chá-de-bugre”. Desde então, o santuário se tornou destino de peregrinação e acolhe há mais de duas décadas a tradicional romaria.
Neste ano, a 35ª edição da Romaria de Assunção será realizada no dia 17 de agosto, reunindo centenas de fiéis vindos de diversas regiões do Estado. O acesso ao santuário e às celebrações é gratuito.
Imagens cedidas pelo jornalista André Liziardi