• Sem categoria
  • 24 jun 2025

Iniciado processo para tornar Rota do Chimarrão marca registrada no Inpi

Medida garante uso oficial e exclusivo de Venâncio Aires da marca por dez anos ininterruptos

365 Vezes no Vale

Entidade que representa e reúne os empreendimentos turísticos de Venâncio Aires aprova em assembleia a abertura de processo para tornar o roteiro turístico Rota do Chimarrão marca consolidada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para garantir o uso oficial e exclusivo da marca local por dez anos ininterruptas, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos. No encontro, que ocorreu no auditório do Sesc de Venâncio Aires, ainda foi aprovado o novo slogan da entidade: “Caminhos e sabores do Rio Grande”.

Assim, a Rota do Chimarrão fica apta a também para virar patrimônio imaterial. O processo agora foi repassado para escritório especializado para concluir junto ao órgão federal a façanha inédita no segmento ao município. A presidente a presidente da Associação de Turismo Rota do Chimarrão (Aturrchim), Rejane Rüdiger Pastore, que é também secretária-executiva da Escola do Chimarrão, reforçou a importância do projeto para tornar Venâncio Aires ainda mais turística, além de dar a garantia de uso exclusivo da marca em todo território nacional.

“Nosso objetivo é tornar Venâncio Aires ainda mais conhecida e escolhida como destino turístico justamente por ser Capital Nacional do Chimarrão, tanto pela força atrativa em si pelo hábito, amizade e hospitalidade da erva-mate, mas também pelas propriedades medicinais. A intenção é fortalecer o símbolo estadual e local para assim materializar Venâncio Aires ainda mais neste segmento”, destacou a presidente Rejane.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Huttmann, também esteve presente e ressaltou que “o registro da marca Rota do Chimarrão no INPI é um marco de proteção e valorização dessa importante representação da nossa cultura e nossa história. Isso garante segurança jurídica, reconhecimento nacional e abre portas para o fortalecimento do turismo, da economia e da identidade dos empreendimentos e atrativos que integram a rota”

Outro tema destacado foi o fortalecimento de Venâncio Aires em eventos para divulgar o potencial turístico, como um dos mais recentes a Suinofest, de Encantado. Fundada em 2008, a Aturrchim reúne atualmente mais de 20 atrativos turísticos envolvendo área urbana, serra e ervais de Venâncio Aires. Desde 2009, Venâncio Aires ostenta de forma oficial o título estadual de Capital Nacional do Chimarrão.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores