• Hospedagem do Vale
  • 03 nov 2025

Invernada Blessmann: hospedagem com cara de fazenda próxima do Viaduto 13

Com pernoite em suítes sofisticadas, a Invernada Blessmann une conforto e contato genuíno com o interior no mesmo destino

365 Vezes no Vale

Se hospedar na Invernada Blessmann é aproveitar o que o interior tem de melhor: contato com animais, natureza exuberante, ambientes sofisticados para pernoite e boa gastronomia.

O hotel fazenda fica na Linha Tenente Fialho, divisa de Vespasiano Corrêa com São Valentim do Sul, a cerca de 15 quilômetros do popular Viaduto 13. Conta com duas suítes. Ambas são ideais para casal, têm hidromassagem e cama super-king.

Se trata de ambientes com decoração cuidada nos mínimos detalhes, conforto e privacidade garantida.

A estrutura conta com a cozinha comunitária onde os hóspedes podem preparar as próprias refeições. Na diária está incluso o café da manhã e os anfitriões Paulo e Eliane Blessmann também prepararam a janta e almoço em caso de solicitação dos turistas.

A casa se completa ainda com um galpão rústico usado pelos hóspedes ou alugado para eventos e uma área aberta com rede e poltronas. Detalhe especial para os móveis antigos e vários objetos curiosos que pertencem a família há décadas.

O diferencial da Invernada Blessmann são as características rurais. Animais como cavalos, patos e gansos vivem soltos no amplo campo verde com lago e árvores centenárias. São ambientes de natureza exuberante que rendem ótimas fotografias.

Além do pernoite, o ponto turístico oferece atividades gratuitas como as trilhas pela mata. Com custo extra, há também a opção dos passeios a cavalo por cenários cinematográficos. Um verdadeiro convite para desacelerar e se conectar com a natureza.

A diária parte de R$ 620,00 com valores que podem variar dependendo do dia escolhido e da quantidade de pernoites.

Propriedade de Fialho de Vargas

Uma curiosidade chama atenção na Invernada Blessmann. A propriedade com cerca de 70 hectares pertencem à família desde a colonização do Vale, sendo posse de Antônio Fialho de Vargas. O atual proprietário, Paulo Blessmann é trisneto do homem marcado na história como fundador e patriarca da cidade de Lajeado.

Por anos, a fazenda serviu como casa de campo nas férias da família. O turismo por lá começou quando Paulo e a esposa Eliane resolveram se mudar para o local durante a pandemia da Covid 19. Por iniciativa de uma das filhas, iniciaram-se os passeios a cavalo.

Até hoje essas atividades são mantidas, além da Invernada sediar aulas de equitação nas manhãs de sábado. O trabalho é realizado pelo instrutor Paulo Louzada, da Escola Garrão do Potro.

Em 2022, a família resolveu investir na construção da hospedagem. As primeiras locações ocorreram em 2024. Para o futuro, já está em construção uma estrutura que servirá como museu e memorial.

Mais informações na página @invernada_blessmann ou no WhatsApp: 54 99627-8478 (com Paulo).

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores