
A inauguração da maior estátua de Jesus Cristo do Brasil — e uma das maiores do mundo em sua categoria — ocorreu oficialmente neste domingo (6), no município de Encantado, no Vale do Taquari (RS). Ao longo do fim de semana, cerca de 10 mil visitantes passaram pelo local para conhecer o Complexo do Cristo Protetor, cuja escultura impressiona com seus 43,5 metros de altura — 5,5 metros a mais que o icônico Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ). As informações são da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE).
A cerimônia religiosa contou com a presença do cardeal italiano Silvano Maria Tomasi, de 84 anos, enviado especial do Papa Francisco, além de diversos bispos e padres do Brasil e de outros países. Antes da missa de Acolhimento e Gratidão, celebrada aos pés da estátua, o padre Leonir Chiarello — Superior Geral dos Missionários Scalabrinianos — leu uma mensagem enviada pelo Papa Francisco a todos os brasileiros, com atenção especial à comunidade do Vale do Taquari.
“Esta majestosa obra, fruto da fé e da devoção de tantas pessoas, tornou-se, desde a sua construção em meio aos desafios da pandemia, um sinal eloquente do acolhimento e da esperança deste povo, inspirando, nos milhares de peregrinos provenientes do mundo inteiro, sentimentos de resiliência e de renovação — especialmente nos momentos de maior dificuldade, como nas recentes catástrofes naturais que atingiram esta região”, dizia a mensagem papal.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o vice-governador, Gabriel Souza, também participaram da solenidade de inauguração do monumento, que já é considerado um novo cartão-postal do estado.
“Nas enchentes do ano passado, eu vi a força divina — não na tragédia em si, mas na reação das pessoas. Foi na solidariedade, na capacidade de superação, que Deus se revelou. E símbolos como o Cristo Protetor de Encantado tornam visível essa força, às vezes dispersa, mas sempre presente. Essa escultura não foi erguida com recursos públicos, mas com o poder transformador da mobilização da própria comunidade, que uniu fé, amor e trabalho para construir algo grandioso”, declarou o governador.