Um dos cenários naturais mais emblemáticos do Rio Grande do Sul será o centro de um espetáculo inédito neste sábado (24), em Venâncio Aires. A Figueira Centenária, uma das árvores mais antigas do Estado, recebe o “Night Glow na Figueira”, evento que une balonismo, música, gastronomia e turismo de experiência, a partir das 19h, no Sítio da Figueira, em Linha Silva Tavares.
O destaque da noite será o balé de fogo protagonizado por Jung Balonismo, quando os maçaricos são acionados em sincronia, iluminando a figueira monumental e criando um espetáculo visual raro no Estado. A proposta permite que o público se aproxime e sinta de perto o calor e a vibração, em um encontro singular entre tecnologia, natureza e memória.

Com cerca de 18 metros de altura, copa que cobre área equivalente a meio campo de futebol e tronco que exige doze pessoas para um abraço completo, a figueira tem mais de 480 anos. Contemporânea aos primórdios da colonização portuguesa no Brasil, a árvore foi tombada como patrimônio histórico em 2012 e se consolidou como um símbolo vivo da identidade regional.
Organizador do evento, Maicon Ehlert destaca o caráter único da iniciativa. “Estamos falando de um cenário absolutamente diferenciado, que reúne uma das árvores mais antigas do Rio Grande do Sul com um evento inédito de balonismo noturno. É uma experiência pensada para valorizar o patrimônio natural, cultural e turístico de Venâncio Aires, conectando emoção, contemplação e pertencimento”, ressalta.
De propriedade de Rogério e Rejane Schwinn, o Sítio da Figueira passa por um novo momento. O espaço ganhou recentemente infraestrutura voltada ao turismo de experiência, com Garden — ambiente que integra contemplação, gastronomia e cultura —, cabanas para hospedagem, restaurante temático e fortalecimento das trilhas autoguiadas que levam a três cachoeiras. Durante o evento, o público poderá conferir ainda música ao vivo de “Flashback”, comandado por Ed Dahmer, além de chope artesanal da Golden Bauch e vinhos da Vinícola São Pedro.
O atrativo fica a cerca de 27 quilômetros do centro de Venâncio Aires pela ERS-422, passando por Vila Deodoro, ou 24 quilômetros pela rota alternativa via Arroio Grande e Linha Isabel. O sítio integra a Rota do Chimarrão, associação que atualmente reúne 24 empreendimentos turísticos do município, conectando área urbana, serra e ervais. Desde 2009, Venâncio Aires detém por lei estadual o título de Capital Nacional do Chimarrão, reforçando a identidade cultural que também se manifesta em experiências como esta.