• Eventos do Vale
  • 08 abr 2025

Páscoa fortalece o turismo e a cultura do Vale

Eventos como a Páscoa Encantada de Colinas e as encenações culturais da Via Sacra se tornaram muito famosas e atraem turistas à região

365 Vezes no Vale

A história mais marcante da cultura judaico-cristã inspira uma série de encenações e transforma cidades no Vale do Taquari. Além de destacar a devoção regional, o período de Páscoa já é aproveitado também para fortalecer o turismo regional.

Exemplo mais claro disso é Colinas, cidade que deve receber nas próximas semanas cerca de 50 mil visitantes – um fluxo de pessoas 25 vezes maior que a população de 2,4 mil habitantes. Tudo isso em função das atividades culturais e decoração feita com centenas de coelhos.

A tradição de ornamentar as vias públicas começou há alguns anos quando bicicletas antigas foram instaladas nas calçadas – uma alusão ao movimento crescente de ciclistas na cidade. Ai um dia pensaram: “por que não colocar coelhos nas bicicletas”.

Hoje a Páscoa Encantada de Colinas é exemplo de espírito comunitário e superação. Pela primeira vez, a programação terá um tema: “renascimento e reconstrução”. As atividades se estendem até o dia 20 de abril.

Além da decoração, a cidade conta com apresentações culturais, desfile temático programado para 19 de abril e estrutura completa com venda de lanches, produtos coloniais e artesanato. Há ainda brinquedos infláveis, passeio de trenzinho e a famosa caça ao ninho para as crianças.

Mais informações sobre a Páscoa de Colinas podem ser acessadas no Instagram oficial da prefeitura @prefeituradecolinas_rs.

As famosas via-sacra

O calvário de Jesus na cruz e sua ressuscitação após três dias é contado em diversas comunidades do Vale há anos. São atores voluntários e peças que começaram de forma humilde, mas que hoje  surpreendem pela qualidade técnica. Me atenho aqui a três eventos nesse sentido.

Em Muçum, a Paixão de Cristo ocorre no dia 18 de abril, às 19h30min, na Praça da Matriz. Serão 70 atores voluntários envolvidos na peça que tem até música tema inédita intitulada “A esperança em Muçum”.

Em Imigrante, a XIX Paixão de Cristo ocorre nos dias 11 e 12 de abril. O diferencial do evento é o palco improvisado no pátio do imponente Convento São Boaventura.

Em Forqueta (Arroio do Meio), a Via Sacra está programada para ocorrer no dia 18 de abril. O palco escolhido para a encenação religiosa é o Cenário da Lagoa, atrás da Igreja São Vendelino.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores