
Na manhã e tarde desta quinta-feira, dia 08 de maio, o auditório do Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, foi palco do Fórum Turismo nos Vales: as raízes do Rio Grande do Sul, evento integrante da programação da 17ª Fenachim – Festa Nacional do Chimarrão. Reunindo lideranças regionais, estaduais e empreendedores do setor, o encontro destacou o potencial turístico dos Vales do Taquari e Rio Pardo e apresentou experiências que estão consolidando a identidade cultural e turística da região.
A programação iniciou às 9h com recepção e abertura oficial, seguida da assinatura do Termo de Cooperação entre a Amturvales (Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales) e a Aturvarp (Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo), reforçando a união de esforços em prol do desenvolvimento do turismo regional.
“O turismo se faz por meio do poder executivo, os empreendedores e a comunidade. Hoje é um marco importante tanto para a Aturvarp como para a Amturvales, pois estaremos iniciando uma nova etapa, iremos iniciar formalmente um trabalho em conjunto entre as duas instâncias de governança com o objetivo de trazer para a sua região aqueles turistas que estão visitando a região vizinha, além de seguirmos trabalhando em conjunto pelo turismo da nossa região”, disse Djalmar Marquardt, presidente da Aturvarp.
Um dos momentos marcantes foi o bate-papo com Rosane Feltrin, presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do RS, Sindegtur, Tatiana Gärtner, representando a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul – ABAV RS e Pricila Gurgel, turismóloga e analista técnica do SESC RS, que discutiram o papel do turismo guiado, a importância do receptivo e as tendências do setor.
Em seguida, foram apresentadas, por Rafael Fontana, presidente da Amturvales, Djalmar Marquardt, presidente da Aturvarp, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Marcos Hüttmann, as diretrizes para a Turisvales 2026, a maior feira regional de turismo do estado.
“Ainda não temos definido datas e o mês, mas atendendo ao pedido do secretário Marcos, a Turisvales 2026 será realizada aqui no município de Venâncio Aires. Mas, assim como em 2013 foi, em 2026 a Turisvale também será um sucesso e contamos com a parceria de todos”, contou Fontana.
Durante a tarde, o consultor do Sebrae, Maurício Schaidhauer, abordou estratégias inovadoras para experiências turísticas inesquecíveis. O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, conduziu a palestra “As Raízes do Rio Grande do Sul”, seguido por uma análise da diretora de Turismo do Estado, Claudia Mara, sobre como transformar a identidade cultural em produto turístico.
O evento ainda destacou dois cases de sucesso: o empreendimento Nozes Pitol, de Anta Gorda, no Vale do Taquari, e a Pousada Romântica – Sítio Buraco Fundo, de Vale Verde, no Vale do Rio Pardo, apresentados por suas empreendedoras.
O fórum encerrou com saldo positivo entre os participantes, reforçando o papel da integração regional para promover o turismo sustentável e enraizado na cultura gaúcha. O evento foi uma realização da Amturvales, Aturvarp, Prefeitura de Venâncio Aires, Fenachim, com apoio do Sebrae e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.
A Fenachim segue até 11 de maio, com programação repleta de atrações culturais, shows, feira comercial, artesanato, feira da agricultura familiar e, claro, muito chimarrão.