• Turismo
  • 27 mar 2025

Seminário evidencia o charme do Convento São Boaventura

O Convento São Boaventura se transformou em um refúgio perfeito para retiro espiritual e contemplação da natureza, além de sediar importantes eventos como a Paixão de Cristo

365 Vezes no Vale

O local escolhido para o Seminário Regional de Turismo não poderia ser mais emblemático. Localizado em um cenário bucólico de Imigrante, o Convento São Boaventura exemplifica o potencial que temos na região.

Se trata de uma imponente construção erguida com pedras grés retiradas em Daltro Filho, distrito de Imigrante. É considerado um dos mais belos do país. Sua história é um mergulho na fé e na arquitetura.

A construção foi realizada em várias etapas por freis holandeses e moradores locais. Iniciou em 1939 com conclusão 13 anos depois. Inicialmente, a estrutura servia como casa de formação de estudos, incluindo uma faculdade de filosofia que funcionou até a década de 60.

Hoje, o Convento São Boaventura se transformou em um refúgio perfeito para retiro espiritual e contemplação da natureza. Cercado pela exuberância da mata e pelo clima de montanha, acentua ainda mais a beleza de sua arquitetura imponente. Para muitos, este cenário evoca os tempos medievais em que São Francisco de Assis viveu.

No interior do convento, a capela em estilo monástico é atrativo diferenciado. Além disso, o convento abriga o túmulo do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, o único brasileiro a receber indicação no conclave de 1978 para ser eleito papa.

Para além do seminário regional, o convento é palco todos os anos da famosa encenação da Paixão de Cristo – marcado neste ano para os dias 11 e 12 de abril. Também é destino final da ciclovia que interliga Imigrante com Estrela

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores