O primeiro destino é a Lagoa Armênia. O cartão-postal está localizado no coração de Taquari, a cidade mãe do Vale. Com calçada de um quilômetro circundando as águas, é o principal ponto de encontro dos moradores.
Destaque para a ampla estrutura com bancos instalados na sombra das árvores, academia ao ar livre e até pedalinhos com cobrança de valores bem acessíveis. O visitante ainda tem contato com pequenos animais.
No passado, o ponto era pantanoso e de pouca água. Foi transformado após ação de uma olaria e o aterro de ruas. Se trata de um dos destinos turísticos mais antigos do Vale, uma vez que a lagoa já aparecia em mapas de Taquari em 1875.
Nos pés do Cristo Protetor
O segundo destino é a Lagoa da Garibaldi, localizada a seis quilômetros do centro de Encantado e no caminho do Cristo Protetor.
O destino natural tem calçada de passeio junto a lâmina d’água e estrutura com mesas e churrasqueiras para passar o dia de boa. Vale ainda confraternizar com os patos e marrecos que vivem no local.
A lagoa surgiu da ação humana. Na década de 30, se formou quando moradores represaram o banhado para movimentar uma hidroelétrica. A partir dos anos 80, o espaço começou a se estruturar como ponto turístico devido à beleza natural e clima mais ameno.
Natureza preservada em Ilópolis
Para finalizar, o 365 vezes no vale apresenta o Lago Verde. O ponto turístico fica a menos de um quilômetro do centro de Ilópolis. Embora tenha pouca estrutura, encanta pelas flores e árvores ao lado das águas.
O lago também se formou devido a construção de uma barragem para geração de energia a partir da década de 1940. Desativada a quase cinquenta anos, se transformou em cartão postal de Ilópolis.
Essas são as nossas dicas de lagoas para conhecer na região. Vale lembrar que todos os ambientes são gratuitos, mas precisam ser bem cuidados. Não deixe o lixo no local. Bora lá curtir o Vale do Taquari.
No Youtube, o 365 vezes no vale tem um vídeo completo sobre os três destinos.