O projeto para atrair turistas à orla estrelense sofre um duro golpe após a enchente histórica. Um dos principais atrativos, a Trilha do Fritz não resistiu a violência do rio Taquari e o nível recorde acima de 32 metros alcançado no dia 2 de maio.
Na manhã dessa terça-feira, o 365 vezes no vale foi até o destino turístico de Estrela. As cenas são desoladoras. A grande plataforma que servia como mirante para a beira do manancial foi totalmente destruída. Também não há mais sinais da pista de caminhada em meio às árvores.
Apenas uma pequena parte do piso metálico próximo à Escadaria de Estrela está de pé em meio aos escombros.
Inaugurado pelo governo de Estrela em março de 2024 com investimento de R$ 1,5 milhão, a Trilha do Fritz interligava dois outros pontos turísticos da cidade: a Escadaria de Estrela e o Parque da Lagoa. Esses dois locais também foram atingidos pelo Taquari.
Na Escadaria, a força da água derrubou muros. Como boa notícia, as históricas estátuas de Adão e Eva seguem intactas. Já a formação de rochas e terra onde estava o Parque da Lagoa aparentemente não existe mais – evidenciando o fato do rio ter mudado seu contorno após essa cheia devastadora.