
Do alto dos 80 metros do Viaduto 11, em Vespasiano Corrêa, se avista uma cascata imponente em meio aos paredões. Na quinta-feira, eu e o João Paulo Aires, do Manos da Pesca, fomos desbravar o destino natural.
O caminho para chegar até esse verdadeiro tesouro abaixo da Ferrovia do Trigo é desafiador. Não tanto pela distância: apenas três quilômetros. Mas por alguns obstáculos no caminho, entre eles, contornar um salto por um precipício e passar por poços profundos.
Em contraste, a trilha apresenta cenários deslumbrantes. Toda ela é feita margeando o riacho até a cascata principal.
Passa por baixo do gigantesco viaduto, onde temos uma noção do tamanho de seus pilares. Há uma sequência de pequenas quedas de água que antecipam a maior. Sem contar inúmeros poços cristalinos e bom para banho.
De fato, acredito que era um destino intocado, provavelmente conhecido apenas por moradores locais e pouquíssimos aventureiros.
Por sugestão do João Paulo Aires, nomeamos e mapeamos o local no Google Maps. Agora ele se chama Cachoeira do Espírito Aventureiro. As quedas de água menores também ganharam nomes, sendo identificadas como Cascata do Viaduto 11 e Caminho Aventureiro.
Aqui vale um alerta. O caminho até a cascata é perigoso e sem nenhum tipo de estrutura. Não é recomendado para iniciantes ou pessoas com pouca experiência em trilhas.
Qualquer um que decidir fazer essa trilha está por sua conta e risco. Portanto, cuide-se em primeiro lugar e sempre preserve a natureza. Um vídeo completo sobre a destino está disponível nas redes sociais do 365 vezes no vale.