• Ecoturismo
  • 15 out 2025

Um tesouro natural escondido abaixo da Ferrovia do Trigo

Por sugestão do João Paulo Aires, nomeamos e mapeamos o local no Google Maps. Agora ele se chama Cachoeira do Espírito Aventureiro

365 Vezes no Vale

Do alto dos 80 metros do Viaduto 11, em Vespasiano Corrêa, se avista uma cascata imponente em meio aos paredões. Na quinta-feira, eu e o João Paulo Aires, do Manos da Pesca, fomos desbravar o destino natural.

O caminho para chegar até esse verdadeiro tesouro abaixo da Ferrovia do Trigo é desafiador. Não tanto pela distância: apenas três quilômetros. Mas por alguns obstáculos no caminho, entre eles, contornar um salto por um precipício e passar por poços profundos.

Em contraste, a trilha apresenta cenários deslumbrantes. Toda ela é feita margeando o riacho até a cascata principal.

Passa por baixo do gigantesco viaduto, onde temos uma noção do tamanho de seus pilares. Há uma sequência de pequenas quedas de água que antecipam a maior. Sem contar inúmeros poços cristalinos e bom para banho.

De fato, acredito que era um destino intocado, provavelmente conhecido apenas por moradores locais e pouquíssimos aventureiros.

Por sugestão do João Paulo Aires, nomeamos e mapeamos o local no Google Maps. Agora ele se chama Cachoeira do Espírito Aventureiro. As quedas de água menores também ganharam nomes, sendo identificadas como Cascata do Viaduto 11 e Caminho Aventureiro.

Aqui vale um alerta. O caminho até a cascata é perigoso e sem nenhum tipo de estrutura. Não é recomendado para iniciantes ou pessoas com pouca experiência em trilhas.

Qualquer um que decidir fazer essa trilha está por sua conta e risco. Portanto, cuide-se em primeiro lugar e sempre preserve a natureza. Um vídeo completo sobre a destino está disponível nas redes sociais do 365 vezes no vale.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores