A Escola do Chimarrão da Linha Tavares é uma experiência imersiva no universo da erva-mate. A instituição localizada em Venâncio Aires – cidade conhecida como Capital Nacional do Chimarrão – oferece aula sobre o preparo da bebida típica do gaúcho.
A iniciativa é de Rejane Rüdiger Pastore. Ela vem de uma família que possui ervateira (Rainha dos Pampas). Neste contexto, Rejane percebeu que a cultura que envolve o chimarrão, além das propriedades medicinais da planta, eram pouco difundidos ao público.
A escola foi criada em 1998 como uma forma de divulgar a tradição para pessoas de todas idades. Em 25 anos, o espaço já recebeu cerca de 7 mil pessoas. “Nosso objetivo era ensinar as pessoas a fazer o chimarrão, mostrar os benefícios da erva-mate, além de manter essa linda tradição”, ressalta.
Uma placa com bem-vindo em quatro idiomas recepciona o visitante no charmoso galpão de madeira onde ocorrem as aulas. O jardim externo conta com balanços e bancos para os turistas descansarem ao ar livre.
O que ensina
Na escola, o turista aprende a montar a cuia de 36 maneiras diferentes. Tem desde o modelo mais simples feito em apenas 11 segundos até decorações complexas como o mate dos namorados (com duas bombas) e o prego (sátira aos que costumam meter a mão na bomba).
A instituição também ensina boas maneiras na roda do chimarrão e fornece delícias feitas com a erva-mate: bolo, chás e licores. Outro atrativo é uma loja com diversas lembranças relacionadas ao chimarrão.
Benefícios da erva-mate
Muito mais do que tradição gaúcha e bebida da qual Venâncio Aires é Capital Nacional, o chimarrão tem efeitos benéficos à saúde. A erva-mate é considerada uma das plantas mais nutritivas do mundo, com 190 princípios ativos, entre vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Também é considerada um energético natural.
Como visitar
As visitas são feitas sob agendamento pelo (51) 99708-9574 (com Rejane). O valor varia de acordo com a quantidade de pessoas, sendo que a escola atende desde alunos individuais até grupos com 65 pessoas.
Mais informações na página do Instagram da Escola do Chimarrão da Linha Tavares.