• Conscientização
  • 23 mar 2024

Voluntários recolhem mais de 1,6 mil quilos de lixo no Arroio Castelhano, em Venâncio Aires

Ação que integra o movimento Viva o Taquari-Antas Vivo ocorreu na manhã desse sábado e contou ainda com plantio de mudas

365 Vezes no Vale

Cerca de 90 voluntários participaram da 17ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo em Venâncio Aires. O município foi um dos sete da região a integrar o movimento que busca conscientizar sobre a importância dos mananciais.

Na Capital Nacional do Chimarrão, as atividades ocorreram no Arroio Castelhano (principal afluente do rio Taquari) com recolhimento de 1,6 mil quilos de lixo. Durante a ação também foi realizado o plantio de 200 mudas.

Os voluntários percorreram o leito, trecho do caminhódromo do Acesso Grão-Pará e numa cascata localizada na Linha 17 de Junho durante a manhã de sábado.

Prefeito Jarbas da Rosa destacou que o futuro de Venâncio Aires passa pelo Arroio Castelhano. Ele citou ações como o aumento da porcentagem de tratamento de esgoto como uma das medidas para melhorar a qualidade das águas.

Já o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen declamou um poema sobre o Arroio Castelhano escrito por Jorge Matias Reckziegel e destacou que hoje a secretaria vai além de multar possíveis irregularidades, mas também busca recompensar quem preserva a natureza.

Recolhimento em números

Plástico 90kg
Papel 7kg
Metal 30 kg
Borracha 20kg
Vidro 70kg
Cerâmica 20kg
Sofá 500kg
Tecidos 332kg
Isopor 10kg
Lâmpadas 2kg
Embalagens de agrotóxico 14kg
Resíduos de saúde 0,5kg
Rejeitos 592kg

Total: 1687,50 kg

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores