Cenário de filmes, ponto de prática para atividades radicais e um dos cartões-postais do Vale. A Ponte de Ferro que liga Arroio do Meio e Lajeado era muito mais que um meio para transporte. Se tornou símbolo turístico da região.
A estrutura foi inaugurada em 1939 com parte metálica vinda diretamente da Alemanha. A ponte está instalada sobre o rio Forqueta, muito próximo do encontro com o rio Taquari.
Na enchente histórica de maio, toda a parte localizada no lado lajeadense foi arrancada pela correnteza. Os estragos foram registrados na manhã de quinta-feira, 2 de maio.
A parte arroio-meense está intacta, inclusive com o caminho de madeira mantido. Já existem iniciativas para reerguer o importante atrativo do Vale do Taquari.
A Ponte de Ferro foi cenário do filme Os famosos e os duendes da morte (2009). O ponto também era usado para práticas como o rapel e a tirolesa. Muitas pessoas paravam no local para registrar o nascer e pôr do sol.
O 365 vezes no vale divulgou um vídeo no Instagram onde mostra a Ponte de Ferro em abril de 2024 e as imagens dela destruída no mês seguinte.