• Turismo
  • 16 maio 2025

Passeio turístico Rota do Chimarrão Dominical chega em sua terceira edição

No novo passeio são contemplados seis empreendimentos turísticos de diferentes pontos do município

365 Vezes no Vale

No dia 1º de junho ocorre a terceira edição do mais recente projeto da Associação de Turismo Rota do Chimarrão (Aturrchim), denominado Rota do Chimarrão Dominical. A cada nova edição são percorridas atrações turísticas de Venâncio Aires, destacando belezas naturais e locais para contemplação. Na terceira edição do projeto serão visitados seis empreendimentos, o que inclui transporte, almoço e guia turístico profissional cadastrado no Ministério do Turismo.

O novo roteiro de visitação contempla os seguintes atrativos: Recanto Elacy (RSC-287) que possui o cinemate que conta a história e produção da planta símbolo do RS; Viveiro Flor da Terra (Vila Palanque), que oferece degustação do suco, cuca e bolo caseiro à base de erva-mate; Jardim Secreto das Suculentas (Linha 17 de Junho) detentor de mais de 650 espécies da planta em espaço acolhedor às margens de arroio; parque da Figueira Centenária (Linha Silva Tavares), a partir de planta gigante com quase 500 anos e altura equivale a um prédio de cinco andares; Mirante Lauro Erdmann (Vila Deodoro), que permite a compilação das montanhas do Vale do Sampaio; e, o Cerro do Baú (Vila Arlindo) é que um mirante natural com trilhas ecológicas.

O guia turístico e professor de História, Igor Reiter, será o responsável por orientar os visitantes no passeio que terá saída do centro da cidade previsto para às 8h da manhã e retorno às 17h. “É com expectativa e otimismo que é organizada mais essa nova edição do projeto, envolvendo a história, a cultura e a gastronomia de diferentes regiões do município”. A presidente da Aturrchim, professora aposentada e diretora executiva da Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger, ressalta que o passeio realizado mensalmente, mais do que valorizar os empreendimentos da Rota do Chimarrão, oferece e proporciona uma nova perspectiva sobre o turismo de Venâncio Aires.

A comercialização dos pacotes é feita pela agência de turismo receptivo Venatur Viagens e Turismo (Rua Júlio de Castilhos, 1111, sala 02, junto ao Super Imec). O investimento por pessoa é de R$ 160,00. O contato para informações adicionais e aquisição dos pacotes pode ser feito pelos fones 51.98182-4466 e 51.99708-9574 (WhatsApp). Já a rota oficial de turismo da Capital do Chimarrão foi fundada em 2008 e reúne mais de 20 atrativos, espalhados pela área urbana, serra e ervais do município. Desde 2009, Venâncio Aires ostenta de forma oficial – a partir de lei estadual – o título de Capital Nacional do Chimarrão.

Roteiro do Passeio:
8h – Apresentação na agência Venatur Viagens e Turismo (Rua Júlio de Castilhos, 1111 – Sala 02 – Super Imec) com documento de identificação com foto, para o embarque em ônibus categoria turismo, com guia de turismo.

8h30mim – Recanto Elacy/cinemate (RSC-287, Km 74, em Linha Ponte Queimada) – No Recanto do Chimarrão, anexo à Ervateira Elacy, os turistas assistirão vídeo demonstrando o processo de industrialização da erva-mate, desde a colheita até o empacotamento do produto. Após, serão recepcionados na cabana, onde os visitantes poderão conhecer toda a linha de produtos da Elacy e acessórios relacionados ao consumo de erva-mate, tais como cuias, bombas, garrafas térmicas e uma infinidade de outros souvenires.

9h45mim – Viveiro Flor da Terra (Vila Palanque) – Para quem busca aprender mais sobre o universo das plantas, o empreendimento demonstra o processo de extração, estratificação e plantio de mudas de erva-mate. O espaço oferece ainda degustação de suco, cuca e bolo caseiro à base de erva-mate, tudo isto regado com apresentação musical do jovem Luiz Scherer.

11h – Jardim Secreto das Suculentas (Linha 17 de Junho) – O local abriga uma coleção de mais de 650 espécies de suculentas, disponíveis para apreciação e outras para comercialização. O local, cuidadosamente planejado para criar um ambiente harmonioso e acolhedor, ressalta a beleza das plantas que se misturam à tranquilidade da natureza local.

12h45min – Figueira Centenária (almoço em Linha Silva Tavares) – Os visitantes conhecerão a imponente figueira com mais de 480 anos, com 20 metros de altura e 12 metros de circunferência, além de ocupar uma área de 500 metros quadrados. Além da árvore , os visitantes desfrutam de espaço com mesas, bancos, balanços e trilhas com cachoeiras. Será neste espaço natural que será servida uma galinhada caseira.

15h – Mirante Lauro Erdmann (Vila Deodoro) – Espaço privilegiado, em meio ao verde da natureza, o mirante proporciona uma bela visão da cidade de Venâncio Aires e do Vale do Sampaio. É um local para quem busca sossego e ar puro.

16h15mim – Cerro do Baú (Vila Arlindo) – Local de valor histórico e que permite o contato com a natureza, trilhas ecológicas, história e uma bela vista da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari.

17h – Retorno à Venatur.

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores