
O projeto de caminhadas que conecta diferentes pontos religiosos do Rio Grande do Sul ao Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, realiza nova edição nos dias 19, 20 e 21 de setembro. A primeira edição, ocorrida em julho, partiu do Santuário N. Sra. de Caravaggio, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. Nesta nova edição, os participantes irão percorrer cerca de 70 quilômetros, ligando o Cristo Redentor de Vila Evangelista, em Casca, pequeno município do Estado, com 3,5 mil habitantes, ao Cristo Protetor de Encantado, considerado o maior monumento de Jesus Cristo do mundo, sem contar o pedestal, com 37,5 metros (somente estátua).
O idealizador do projeto, Alício de Assunção, explicou que a iniciativa, chamada ‘’Passeios na Colônia’’, conta com o apoio da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (AMTURVALES), Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE) e de prefeituras parceiras. “A meta é criar múltiplos caminhos que conduzam ao Cristo Protetor”, afirmou.
Segundo Alício, o trajeto atravessa os municípios de Casca, Serafina Corrêa, União da Serra, Itapuca, Arvorezinha, Ilópolis, Anta Gorda, Doutor Ricardo e Encantado, oferecendo aos peregrinos um contato direto com a cultura, a história e a religiosidade da região.
A diretora de Logística do Complexo Cristo Protetor, Vanessa Goldoni, destaca que a peregrinação gera visibilidade espontânea para o destino, organiza um fluxo contínuo de visitantes fora de datas específicas e mobiliza municípios vizinhos e operadores de turismo. “O roteiro ‘Entre Cristos’ consolida-se como experiência de peregrinação, ampliando a permanência dos visitantes na região, fortalecendo o turismo rural e movimentando a economia local, hospedagem, alimentação e serviços, além de reforçar o Cristo Protetor como referência nacional em turismo de fé”, disse.
A recepção aos participantes ocorre no Complexo religioso de Encantado, no alto do Morro das Antenas, a 436 metros de altitude acima do nível do mar, com acolhida e um momento especial de bênção conduzido pelo padre Genoir Pieta.
O pacote para os peregrinos inclui transporte saindo de Lajeado com parada em Encantado, hospedagem em hotéis, refeições e lanches, acompanhamento de guia credenciado pelo Cadastur, carro de apoio e seguro. Informações e inscrições pelo WhatsApp: (51) 9490-6830.
-Equipamentos essenciais para o trekking
Mochila: Uma mochila de trekking de 40-50 litros é ideal para carregar tudo. Certifique-se de que ela é confortável, com barrigueira e regulagem de altura.
Calçados: Use uma bota de trekking amaciada (nunca use uma nova na trilha) e leve um chinelo ou sandália para usar à noite.
Bastões de Caminhada: Eles ajudam a distribuir o peso, aliviam a pressão nas articulações (joelhos e tornozelos) e dão mais estabilidade.
Roupas em Camadas: Use a “estratégia da cebola”. Leve uma primeira camada de material sintético (que afasta o suor), uma segunda camada de fleece ou moletom (para aquecimento) e uma terceira camada (casaco impermeável) para proteção contra vento e chuva.
Meias: Leve pelo menos quatro pares de meias sintéticas ou de lã de merino para evitar bolhas.
Itens de Higiene: Escova de dentes, creme dental, sabonete biodegradável, protetor solar, repelente e um pequeno kit de primeiros socorros com band-aids, antisséptico, esparadrapo e remédios de uso pessoal.
Água: Verifique se haverá pontos de água na trilha. Se não houver, você precisará levar sua própria. Use uma garrafa reutilizável ou sistema de hidratação. Dica: Um filtro de água ou pastilhas purificadoras podem ser úteis.
Hidrate-se: Beba água constantemente, mesmo que não sinta sede.
Cuidado com as bolhas: Se sentir qualquer incômodo no pé, pare imediatamente e trate a área.