• Ecoturismo
  • 18 mar 2024

Com pôr do sol e bom público, Estrela inaugura Trilha do Fritz

Evento ocorreu no domingo e já demonstrou potencial do novo ponto turístico com presença de dezenas de turistas

365 Vezes no Vale

O público compareceu para prestigiar a nova atração turística e ecológica. Muitos eram visitantes de cidades vizinhas, curiosos por conhecer o que já estava sendo muito comentado nas redes sociais.

A Trilha do Fritz foi inaugurada ao fim da tarde deste domingo, em evento que abriu caminho para o novo espaço de lazer e contemplação da natureza junto ao Rio Taquari. O fim de tarde contou até com contemplação do pôr do sol.

Na oportunidade, o governo de Estrela também inaugurou um “Chatbot”, aparelho preparado para passar informações sobre o município e auxiliar, por exemplo, na busca de restaurantes. O ato foi seguido de apresentações culturais na Escadaria de Estrela.

Desenvolvimento sustentável

A trilha ecológica, batizada de “Trilha do Fritz”, é parte do projeto de desenvolvimento sustentável de 2021. Os primeiros passos para a sua concretização consistiram no levantamento topográfico, na avaliação da viabilidade do local e na reconstrução da vegetação nativa.

O trecho de 300 metros percorre o Parque da Lagoa e a Escadaria, outros pontos tradicionais da cidade que têm a natureza como reforço. Foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), através do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq).

Por que “Trilha do Fritz”?

O nome Trilha do Fritz é uma homenagem ao antigo empresário e líder comunitário de Estrela, Friedrich Wilhelm Seyboth, popularmente conhecido por “Tio Fritz”. Nascido em Joinville (SC) em 1926 e falecido em Porto Alegre em 2017, é filho de um mestre cervejeiro alemão que fez história em cervejarias que vieram a se tornar a tradicional Polar.

Aos três meses foi trazido para Estrela para morar com os avós, pois sua mãe precisou retornar à Alemanha. Católico fervoroso, foi sempre grande apoiador de movimentos sociais ao lado de sua esposa Hilda Lydia Matte Seyboth. Sócio da Importadora Alto Taquari Ltda e da Corema – Comércio e Representações de Máquinas Ltda, trabalhou em ambas até a dissolução das empresas na década de 1990.

Começou a trabalhar muito cedo carregando as malas dos viajantes que chegavam de vapor ao Porto de Estrela, onde hoje se situa a Escadaria. Foi dançarino do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs da Comunidade Evangélica de Estrela.

TEXTO E FOTOS: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores