Um novo empreendimento promete impulsionar o turismo de Bom Retiro do Sul e do Vale do Taquari. Durante o último dia da 1ª Aquibom – Feira Estadual de Aquicultura, neste domingo (9), foi apresentado o projeto Cabanas do Horizonte e Farol da Luz, idealizado pela Hauschild Agroflorestal.

O complexo será construído no Cerro dos Gomes, um dos pontos mais altos do município, e está em fase de licenciamento ambiental. A proposta une hospedagem, contemplação e valorização da natureza.
Segundo o idealizador Mauro Hauschild, o projeto prevê 19 chalés para duas pessoas e um farol mirante, que deve se tornar o novo símbolo de Bom Retiro do Sul — o “Cristo do Vale”. O investimento total está estimado em R$ 26 milhões, em uma área de 8,8 hectares.
A implantação será gradual, com a construção de quatro chalés por ano, o que deve levar cerca de cinco anos para a conclusão total. A expectativa é que as obras iniciem até o fim de 2026, após a liberação das licenças ambientais.

O Farol da Luz será o destaque do projeto, seguindo um modelo semelhante ao do Cristo Protetor de Encantado. A obra deve ser viabilizada com a participação de até dez investidores e incluirá três quilômetros de pavimentação até o topo do Cerro dos Gomes.
“Estamos projetando um investimento de cinco a oito anos, com um fundo específico para o farol, que será um ícone regional e um novo atrativo para o turismo religioso e ecológico do Vale do Taquari”, afirma Hauschild.
O empreendimento deve gerar empregos diretos e indiretos, fortalecer o turismo de experiência e consolidar Bom Retiro do Sul como um novo polo turístico do interior gaúcho.
O projeto arquitetônico é assinado por Gustavo Gorgen e Marina Capalonga.