Na divisa entre o Vale do Taquari e região serrana do estado, a Dossland Westfália apresenta cenários de beleza única. O destaque fica para dois destinos naturais localizados na Linha Paissandu.
Um deles é mais conhecido dos trilheiros. Circundado pelo verde da mata, a Lagoa do Tico Tico fica a 11 quilômetros do centro de Westfália. Se trata de um ambiente cheio de trilhas ecológicas às margens da lâmina d’água.
O ponto turístico mantém as características originais. Com exceção de algumas churrasqueiras e bancos improvisados com pedras e madeiras, inexiste qualquer tipo de infraestrutura no local. Mas essa situação pode mudar, pois a ampla área que circunda o lago tem vários donos e já existe interesse de investimentos privados no local.
Outra paisagem que chama atenção é conhecida como Paredão de Paissandu. A exuberante formação rochosa é vista da estrada principal, se fundindo com o cenário interiorano rodeado de propriedades rurais.
É possível acessar os pés do paredão por uma estrada de terra. Um pequeno riacho corta a localidade. Cascatas escondidas de tamanhos diversos estão nesse percurso.
Importante: a lagoa e o paredão precisam ser respeitados. Se visitar esses destinos, nunca deixe o lixo no local. No YouTube, o 365 vezes no vale divulga um vídeo com as belezas escondidas em Westfália.