A Linha 17 de Junho, interior de Venâncio Aires, esconde um cantinho cheio de plantas, decoração curiosa e gastronomia da colônia. O Jardim Secreto das Suculentas é o destino ideal para os amantes do turismo rural.
O ponto turístico iniciou as atividades em 2020 quando Cláudia Raasch criou um Instagram para vender terrários. O movimento coincidiu com a pandemia da Covid 19, período em que muitas pessoas começaram a procurar o local para ter contato com a natureza.
O jardim passou a não ser mais tão secreto assim. Num pequeno pedaço da propriedade, Cláudia e o marido Sérgio Müller instalaram bancos, paletes e balanço para os turistas relaxarem. A charmosa decoração é feita com objetos doados e combina perfeitamente com o ambiente ao ar livre.
A magia do jardim são o Arroio Forquetinha e outro riacho que transformam a propriedade em uma ilha. No curso d’água é possível encontrar as ruínas de uma antiga barragem, parte do moinho que gerava energia elétrica no passado.
A venda de suculentas ocorre de quarta a domingo, das 13h às 18h. São mais de 650 espécies disponíveis aos clientes. A entrada custa R$ 10,00, sendo revertida para a compra de uma planta.
Aos grupos acima de 15 turistas, o Jardim Secreto das Suculentas oferece um delicioso café da colônia preparado no fogão a lenha instalado embaixo de uma árvore. O cardápio conta com frutas da época e outras delícias feitas apenas com produtos da casa. Neste caso, a visita deve ser agendada com custo de R$ 10,00 pela alimentação.
O nome do ponto turístico vem do filme “Jardim Secreto”, de 1993. Na história, os protagonistas descobrem um jardim abandonado e o transformam num local cheio de vida capaz de curar a tristeza.
Da mesma forma, o Jardim Secreto das Suculentas de Venâncio Aires oferta experiências revigorantes aos turistas. Mais informações do destino no Instagram oficial @jardim_secreto_das_suculentas_ .