
Pessoas do mundo inteiro viajam até o Vale do Taquari para conhecer o imponente Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa. A motivação é simples: estamos falando da maior estrutura férrea do gênero nas Américas, com 509 metros de extensão e 143 metros de altura.
Mas o que poucos visitantes sabem é que existe uma série de outros atrativos junto a esse gigante da Ferrovia do Trigo.
A começar por dois campings que se estruturaram ao lado: o Paraíso Tropical e o Recanto Cascata V13. Ambos oferecem gastronomia colonial, hospedagem em cabanas simples e o espaço para acampamento – muito famoso pois os visitantes acordam literalmente abaixo do viaduto.
O Recanto também tem acesso a duas quedas de água. A Cascata V13, que lhe nomeia, tem um pequeno salto e águas cristalinas. No verão, se popularizou pela beleza. As pessoas conseguiam até filmar os pés no fundo do poço.
Conhecida como Três Quedas, a outra cachoeira é assim batizada pelos saltos com poços no meio. O acesso é feito por trilha, inclusive sendo possível chegar até o topo.
O destino mais curioso é a Pedra da Tartaruga. Fica às margens do rio Guaporé, a cerca de 1,5 km do Viaduto 13. A rocha com 13 metros de comprimento realmente tem o formato semelhante ao do animal.
Para fechar a lista de atrativos, uma caminhada de um quilômetro pelos trilhos na direção Vespasiano Corrêa/Muçum leva até o temido Viaduto 11. Com características vazadas, a estrutura não tem proteção lateral, nem chão de concreto. Apenas os dormentes. É um local impressionante, mas exige muito cuidado de quem se arrisca a atravessá-lo.

default
Antes da enchente histórica de maio, a Garganta do Diabo era outro ponto popular dos trilheiros. Infelizmente o canal escavado abaixo dos trilhos para desviar o córrego foi soterrado por pedras. O fluxo da água invadiu a ferrovia e está assim até hoje.
O Viaduto 13 impressiona pela grandiosidade, mas seus arredores encantam pela diversidade de experiências. Quem se aventurar por esses destinos certamente vai voltar com memórias inesquecíveis do Vale do Taquari.