
O 1º Festival Internacional do Folclore de Imigrante atendeu as expectativas e atraiu mais de 3 mil pessoas nos três dias de programação. Realizado de sexta a domingo, o evento transformou a cidade em um palco de integração cultural, reunindo dança, música e tradições de diferentes países e regiões.
Destaque para as apresentações culturais, que encantaram o público com espetáculos de dança, música e um grande desfile realizado no domingo (31), pelas ruas centrais de Imigrante.
Entre os grupos participantes, estiveram o Urbanitas (Itália) e o Ballet de Savoie (França), além de expressões brasileiras como o Grupo Folclórico Sonnenlicht, o Grupo de Dança Kaingang da Aldeia Fosá, o Grupo Afro-Brasileiro IDENTIDADE-RE (EXISTÊNCIAS), o Grupo Nova Vida, a Invernada Artística do CTG Raízes do Sul e o Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi.
Além das apresentações, os grupos internacionais também vivenciaram a cultura local em visitas a escolas, igrejas, pontos turísticos e empreendimentos de Imigrante, fortalecendo o intercâmbio cultural.
Devido ao sucesso, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, Charles Porsche, já confirmou a realização da segunda edição do festival em 2026.
Cidade dos eventos
Com cerca de três mil habitantes, Imigrante tem sua população multiplicada em datas do ano graças aos eventos populares. O festival poderá ser a terceira grande programação da cidade. Os outros eventos famosos são a Paixão de Cristo e o Festival do Rock.
Paixão de Cristo: O imponente Convento São Boaventura, de Daltro Filho, sedia anualmente a Paixão de Cristo de Imigrante. Nesse ano, a 19ª edição reuniu 14 mil pessoas nos dois dias de espetáculo. O evento se mostra ainda mais grandioso por envolver apenas atores voluntários da comunidade. É uma das maiores encenações da morte e ressurreição de cristo no RS.
Festival do Rock: Em novembro, Imigrante sedia um dos maiores festivais de rock da região. A programação diversificada conta com festival de bandas, encontro de carros e motos, além de estrutura completa com praça de alimentação e presença de choperias. É um evento com 10 edições e que também reúne milhares de pessoas.