• Turismo
  • 15 set 2025

Gestores de turismo do Sudoeste do Paraná visitam o Cristo Protetor

365 Vezes no Vale

Um grupo de prefeitos, turismólogos e agentes de turismo do Sudoeste do Paraná esteve em Encantado no último sábado (13), para uma visita técnica ao Cristo Protetor e ao complexo religioso em torno do monumento. A excursão foi organizada pela Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, que reúne 47 municípios da região dos Vales do Iguaçu.

O roteiro incluiu paradas em Bento Gonçalves, com destaque para o Caminhos de Pedra, e no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. O objetivo principal da viagem foi observar de perto experiências de sucesso em turismo religioso, rural e gastronômico que possam ser replicadas no Paraná.

O diretor executivo da Agência, Adriano Radaelli, tem uma ligação pessoal com Encantado, cidade natal de sua família. Ele contou que acompanhava a obra do Cristo Protetor pela imprensa e redes sociais e se impressionou com o resultado. “Viemos ao Rio Grande do Sul para uma visita técnica. Depois de conhecer o ‘Caminhos de Pedra’ em Bento Gonçalves, sugeri que incluíssemos Encantado no roteiro. Temos pessoas na excursão que vieram de Santa Izabel do Oeste, onde existe o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, um importante centro de peregrinação”, explicou.

Radaelli não escondeu a emoção ao se deparar com a grandiosidade da estátua. “Esse complexo religioso é fenomenal, não imaginava que a escultura do Cristo fosse tão grande. É emocionante”, afirmou. Com 43,5 metros de altura total, incluindo o pedestal, o Cristo Protetor de Encantado é o maior do Brasil, superando o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que mede 38 metros no total (30 metros da estátua e 8 de pedestal).

O presidente da Agência, Edilberto Minski, ressaltou o impacto da visita e a importância de incluir Encantado no itinerário, após a sugestão de Radaelli. “No nosso roteiro técnico, que une gastronomia, turismo rural e religioso, incluímos Encantado junto com a Serra Gaúcha. Na nossa região, estamos desenvolvendo o turismo religioso em Santa Izabel do Oeste e em Dois Vizinhos, onde inauguramos há dois meses o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos”, explicou. O trajeto paranaense, de 170 quilômetros, passa por mais de 30 comunidades, atravessando áreas rurais, igrejas, capelas e paisagens naturais.

Para Minski, há muitas semelhanças entre o Sudoeste do Paraná e o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. “Nossa região é muito similar à Serra e ao Vale. Também fomos colonizados por italianos e alemães. A geografia é bastante familiar, e queremos replicar essas experiências no Paraná”, completou.

A empreendedora Luziane Aparecida, de Capanema (PR), que trabalha com turismo receptivo em sua cidade, destacou que esta foi a sua primeira viagem ao estado gaúcho. Interessada em turismo religioso, ela disse ter ficado surpresa com a dimensão e a organização do complexo. “Confesso que fiquei impressionada. É lindo e muito bem organizado”, afirmou.

A paranaense também ressaltou a importância de observar a forma como o Cristo Protetor de Encantado recebe seus visitantes. “Estamos observando como vocês trabalham para receber os turistas”, disse. Capanema, próxima ao Parque Nacional do Iguaçu, está em ascensão no setor turístico e busca referências para fortalecer seus próprios atrativos.

Texto e fotos: Luciano Nagel / AACE

O que gostaria de conhecer?

Confira quem são nossos apoiadores