Um grupo composto por cerca de 15 turistas conheceu as belezas do Vale do Rio Pardo na retomada das atividades da Kondro Turismo. No feriado de quinta-feira, a agência de Santa Clara do Sul voltou a realizar uma excursão após o mês de maio parado devido à catástrofe climática que afligiu o estado.
O primeiro destino foi o Parque Witeck, uma floresta de 70 hectares que possui plantas dos cinco continentes do mundo. Quem conduziu os turistas por um tour no ponto turístico foi o proprietário Henrique Witeck.
A história do parque começou em 1962, quando o pai de Henrique, o médico Acido Witeck resolveu plantar árvores no campo de terras áridas em Novo Cabrais. Logo a paisagem foi se transformando com o colorido da natureza.
“Era uma terra pobre que as pessoas colocavam fogo. Mas com o uso de adubo, meu pai conseguiu transformar esse espaço”, conta.
Conforme Henrique, existem mais de 2,7 mil espécies de plantas. “Viajar no parque é viajar pelo mundo através das plantas,”, ressalta.
O ponto turístico abre diariamente, inclusive em fins de semana e feriados. Indica-se agendar a visita. Mais informações no Instagram oficial.
Aqueduto Candelária
O segundo destino do dia foi o Aqueduto Candelária. A obra arquitetônica mede cerca de 300 metros e servia no passado para canal de água até o moinho, secador de erva e engenho que existiam no local.
Historiadores estimam que o aqueduto foi construído por volta de 1870. Os 79 arcos com milhares de tijolos se destacam no interior. A estrutura permanece totalmente preservada e foi declarada Patrimônio Histórico em 1988. É considerado um dos principais símbolos da migração alemã no estado.
No local os turistas também conheceram a charmosa casa com arquitetura clássica portuguesa. O interior da propriedade abriga um acervo de antiguidades. Mais informações sobre o ponto turístico na página oficial do Instagram.