
Cartão-postal mais imponente de Candelária, o Morro Botucaraí está prestes a ganhar uma nova infraestrutura para melhorar o acesso dos visitantes. Uma escadaria metálica será construída no local com investimento de R$ 250 mil, oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo). A iniciativa integra um projeto mais amplo de desenvolvimento turístico lançado pela Prefeitura em 2020 e apresentado ao parlamentar no ano seguinte.
Após a aprovação do projeto pela Caixa Econômica Federal, o município já encaminhou o processo licitatório para execução da obra, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.
A proposta prevê a instalação de uma escadaria metálica com 61,6 metros de comprimento por 1,6 metro de largura, totalizando 98,56 metros quadrados de área construída. O trecho inicial será viabilizado com os recursos disponíveis, com possibilidade de extensão até o topo do morro em fases futuras, dependendo da captação de novos investimentos.
A estrutura contará com fundações em estacas de concreto, degraus vazados para permitir o escoamento da água da chuva e acabamento galvanizado com pintura especial, garantindo maior durabilidade.
O projeto foi elaborado respeitando as características naturais da paisagem e visa oferecer mais segurança e acessibilidade, especialmente aos visitantes que percorrem o trajeto durante a tradicional romaria da Sexta-feira Santa.
Com 569,63 metros de altitude, o Morro Botucaraí é conhecido tanto por sua beleza cênica quanto por sua importância cultural e religiosa. O nome tem origem tupi-guarani, que significa “monte sagrado”. O local é palco de manifestações de fé, como a tradicional romaria da Sexta-feira Santa, e guarda histórias ligadas à passagem do monge João Maria de Agostini, figura mística reverenciada por muitos.